Redação
Nesta quinta-feira (25), o político Ciro Gomes, candidato a presidente em quatro oportunidades, palestrou em solo alagoano na Câmara de Estudos Políticos de Alagoas, criada pelo governo estadual, a convite do vice-governador Ronaldo Lessa, amigo de PDT.
Entre falas na palestra e à imprensa, Ciro Gomes, que costuma fazer declarações contundentes, descartou uma nova candidatura à presidência em 2026, bem como teceu críticas à condução do governo de Lula (PT).
O ex-ministro da Fazenda disse que vai contribuir com a política através de eventos, palestras e debates, mas que perdeu a crença no sistema político brasileiro, por isso, está fora do páreo eleitoral.
Ciro afirmou ainda que Lula engana a população, por ter domínio sobre a mídia nacional, citando que o governo atual segue a mesma forma do anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Rebateu ainda as críticas sobre suas alianças no pleito municipal deste ano.
“Eu nunca vi a família brasileira tão gravemente dividida por ódios e paixões, despolitizada, para no fundo os dois [Lula e Bolsonaro] disputarem quem é que faz a mesma coisa. O modelo econômico é o mesmo, o modelo de governança política é o mesmo”, defendeu Ciro.
“Eu não sou governo, apenas um militante político que nem pretende mais ser candidato, mas o Lula, o líder maior e dono do PT, tem três ministros do União Brasil dentro do governo, um deles indiciado pela PF. Aí eu apoio um candidato do União e eu é quem estou me aliando a bolsonaristas?”, questionou.