Duas alagoanas estão entre as vencedoras do “TikTok Empreende”, as empreendedoras Camila Domingos, dona da LC Saquinhos, e Clarissa Barbosa, proprietária da Clarissa B. Joias Artesanais. O concurso contemplou empresários que estão expandindo o seu negócio com a divulgação pelo aplicativo.
A iniciativa do TikTok contou com apoio técnico do Sebrae São Paulo. O objetivo da bigtech é reconhecer histórias inspiradoras de empreendedores que têm conseguido impulsionar seus negócios por meio da utilização da plataforma.
Érica Pereira, analista do Sebrae Alagoas e gestora do programa Sebrae Delas, destacou que iniciativas como essas valorizam e fomentam o empreendedorismo em todo o país.
“O concurso era voltado para fortalecer micro e pequenas empresas brasileiras, aqui em Alagoas estimulamos a participação dos empreendedores e tivemos duas mulheres entre os vencedores que representam bem a categoria”, afirma Érica.
Para participar, os empreendedores postaram um vídeo público de até 10 minutos no TikTok, contando uma história inspiradora com resultados tangíveis para o seu negócio por meio da utilização da plataforma.
Camila Domingos soube do concurso pelo Sebrae Alagoas e conta que o apoio de mentorias e cursos foram essenciais para o crescimento do negócio. Ela usa o Tiktok desde 2021 e vem turbinando o seu negócio com a produção de conteúdo.
Ela e o marido são donos da LC Saquinhos, e iniciaram na plataforma durante a pandemia. “Nós começamos fazendo de uma a três vendas pelo TikTok. Hoje, este número subiu para 20 a 25”, afirmou.
O casal, que começou a vender apenas para Alagoas, hoje comercializa 30 mil unidades para o Brasil todo e fatura entre R$50 mil e R$57 mil por mês. No TikTok, Camila posta conteúdo sobre a sua produção e a forma de usar cada tipo de saquinho. Ela explicou que a premiação vai ajudar na compra de novos maquinários.
A produção da empresa conta com o casal e mais 14 pessoas. “Nós gostamos de falar que temos nossa empresa e conseguimos compartilhar a vida em família, ver nosso filho crescer. Temos clientes que estão com a gente desde o começo e se tornaram nossos amigos”, conta Camila.
Já a Clarissa Barbosa produz joias artesanais, que chama de “joias afetivas”, como aquelas que são feitas a partir do leite materno e de cabelo dos filhos. “Eu fiquei sabendo do prêmio através do Sebrae Alagoas. Como eu havia viralizado um vídeo no TikTok em 2023, a analista Érica do Sebrae achou que seria interessante eu participar e me enviou o link de inscrição.
Confesso que me inscrevi sem pensar no prêmio porque eu achava praticamente impossível ser selecionada”, explicou Clarissa. Ela afirmou ter ficado assustada quando percebeu que seu vídeo tinha viralizado, ao mesmo tempo sentiu seu trabalho valorizado e admirado.
O empreendedorismo nasceu em abril de 2021, a partir de uma necessidade. Clarissa precisava trabalhar em casa para ficar perto dos pais que são idosos e naquele momento precisavam de ajuda e atenção.
“Eu pedi demissão de uma das maiores empresas do mundo e comecei a pesquisar o que poderia fazer dentro de casa. Descobri os trabalhos com uso de resina, assisti muitos vídeos, fiz vários cursos para me aprimorar e fui aos poucos definindo o que eu queria fazer”, destacou.
Premiação
A premiação distribuiu R$1,5 milhão entre os quase 300 vencedores. Vencedores do concurso ganharam cartões virtuais carregados com o valor unitário de R$ 5 mil e cursos do Sebrae Nacional e do Sebrae/SP. Na pauta, cursos sobre comportamento empreendedor, finanças e inovação.
O TikTok também dará aulas para estimular a criatividade; desenvolver sua marca; encontrar sua comunidade; e explorar ao máximo todos os recursos disponíveis na plataforma para impulsionar seus negócios.
As mulheres são a maioria entre os vencedores. Dos 300 empreendedores contemplados, 72% são mulheres; 57% têm mais de 35 anos; 39% estão na faixa etária dos 35 aos 44 anos; e 17% têm mais de 45 anos.
Entre os vencedores: 40% são MEIs e faturam até R$ 80 mil por ano; 28% possuem menos de 1 mil seguidores na plataforma; 23% dizem, espontaneamente, que o TikTok ajudou diretamente a vender para outras cidades; Dentre as regiões, sudeste (57%), nordeste (18%) e sul (12%) se destacam respectivamente.
Ao todo, 7.491 empreendedores se inscreveram. Como já foi explicado, os participantes postaram um vídeo público de até 10 minutos no TikTok contando suas histórias inspiradoras com resultados tangíveis para o próprio negócio alcançados por meio da plataforma.
/Agência Sebrae