A Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) iniciou o mês dedicado à cultura popular recebendo do Ministério da Cultura a certificação como Pontão de Cultura. Tanto os pontos quanto os pontões são iniciativas do Plano Nacional Cultura Viva que em 2024 celebra 20 anos de atuação no Brasil.
A entidade que atua desde 2020 com mestres da cultura popular, brincantes e artesãos é responsável por uma considerável quantidade de ações que levaram à aplicação das Leis do Patrimônio Vivo em 10 municípios do estado e está presente em pelo menos 40. João Lemos, presidente da Focuarte, explica que, na prática, a instituição é um Ponto e também um Pontão de Cultura. “A FOCUARTE como ponto, é um grande agente cultural. Já como pontão, a nossa Federação só fortalece o que já é realizado no dia-a-dia, tanto com os pontos que são filiados, como as associações, grupos e coletivos que podem vir a ser”, afirma.
O Cultura Viva é uma política pública de Estado gerida de forma compartilhada pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MINC em parcerias intergovernamentais e com governos estaduais, distrital, municipais, grupos e instituições culturais, gestores e produtores culturais e sociedade civil, para articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, bem como apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.
“Nosso ponto de cultura fica localizado no município de Igaci, precisamente na zona rural, e desde que nos filiamos à Focuarte voltamos ao cenário atual das discussões, reflexões e celebrações que antes mesmo já não mais tínhamos acesso, porque em sua maioria as entidades públicas e privadas não chegam por aqui nem incentivam quem está longe dos centros urbanos”, disse José Leão, coordenador do Ponto de Cultura Meninos do Sítio.
De acordo com o governo federal, o Cultura Viva é a primeira política de base comunitária do Sistema Nacional da Cultura (SNC) e alcança grande dimensão nacional e internacional, sendo ainda a base para a criação do Programa IberCultura Viva em 2014.
As celebrações iniciam ainda em agosto com a Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais, projeto da Focuarte sancionado pelo governador e a entrega da certificação acontece no dia 6 de setembro, quando a entidade realizará em Maceió o 3º Encontrão dos Mestres de Alagoas guiados pelo tema: “Abram-se os caminhos da memória, reflexão, celebração e futuro”. O encontro contará com a presença da secretária Márcia Rollemberg e de outros representantes do MINC.
/Assessoria