Redação
O ex-presidente Jair Bolsonaro, figura principal do PL, já aceitou manifestar apoio a duas candidaturas visando à eleição de outubro à Câmara de Vereadores de Maceió. Ambas ligadas a fiéis seguidores de longa data em Alagoas.
O primeiro candidato é o vereador Leonardo Dias (PL), que já foi eleito em 2020 sob a bandeira bolsonarista. Em segundo, é Caio Bebeto, filho do deputado estadual Cabo Bebeto, que se elegeu tanto em 2018, quanto em 2022.
Por incrível que pareça, outros seguidores de Bolsonaro, como André da Maria Gorda e Bete Patriota, não tiveram espaço no PL e, por isso, decidiram se candidatar a vereador pelo MDB, sigla mais ligada ao presidente Lula (PT).
Maceió, vale lembrar, foi a única capital nordestina a ter mais votos a favor de Bolsonaro do que Lula em 2022. O prefeito da capital e favorito à reeleição, JHC, é do PL, assim como a maioria dos vereadores.
Com 11 edis filiados, o PL deve manter a bancada principal na Casa de Mário Guimarães, mas pode ter muitos pretendentes para poucas vagas, embora tenha ocorrido o crescimento para 27 cadeiras a partir da próxima legislatura. No geral, são 312 postulantes, de todos os partidos.