8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Arritmia cardíaca: entenda condição que matou zagueiro uruguaio de 27 anos

28 de agosto de 2024
0
Arritmia cardíaca: entenda condição que matou zagueiro uruguaio de 27 anos

Ascom Nacional

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Na última quinta-feira (22), durante partida contra o São Paulo no Morumbi, o zagueiro do time uruguaio Nacional Juan Izquierdo desmaiou em campo e foi levado ao Hospital Israelita Albert Einstein. O primeiro boletim médico informava que o jogador chegou ao local em parada cardíaca de início indeterminado e provocada por uma arritmia.

Por meio de manobras de ressuscitação, incluindo procedimento de desfibrilação, equipes médicas conseguiram recuperar os batimentos do atleta. Cinco dias após ser internado em unidade de terapia intensiva (UTI), onde precisou ser sedado e fez uso de ventilação mecânica, Izquierdo morreu na noite desta terça-feira (27).

Em seu último jogo, o zagueiro, de 27 anos, caiu inconsciente no chão aos 39 minutos do segundo tempo, sem que houvesse nenhum tipo de contato com outros jogadores. Nas imagens da partida, é possível ver Izquierdo cambalear por alguns segundos antes de desmaiar. Em seguida, ele é retirado de campo já em uma ambulância.

Vinte anos antes da morte do uruguaio, o jogador Serginho, do São Caetano, desmaiou durante uma partida no mesmo estádio. O brasileiro também recebeu atendimento médico em campo e foi transportado de ambulância para o hospital, onde acabou morrendo. Meses antes, Serginho havia sido diagnosticado com arritmia cardíaca.

Conceito
De forma geral, o coração bate mais lentamente durante o repouso e em ritmo mais acelerado em situações de maior esforço ou emoção. Em algumas pessoas, entretanto, os batimentos cardíacos podem sair do compasso.

Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) indicam que a condição pode acometer uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos.

Por definição, as arritmias cardíacas são alterações na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração, modificando o ritmo dos batimentos cardíacos. Em seu estado normal, chamado de ritmo sinusal, o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos feitos de forma regular.

“Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia. Se for rápida e totalmente irregular, pode estar relacionada à fibrilação atrial”, destacou a entidade, ao citar o tipo mais comum da doença.

Tipos
As arritmias cardíacas, geralmente, se manifestam de três maneiras: quando o coração bate muito devagar (bradicardia), quando o coração bate rápido demais (taquicardia) ou quando o coração bate de forma irregular (fibrilação atrial, flutter atrial e extrassistoles ventriculares, entre outras condições).

A fibrilação atrial, tipo de arritmia sustentada mais frequente, tem maior incidência entre idosos e acontece quando os átrios (câmaras superiores do coração) tremem ou fibrilam desajustadamente, causando batimentos irregulares e, geralmente, rápidos. Além de poder causar insuficiência cardíaca, facilitam a formação de coágulos no interior dos átrios, que podem se desprender e causar acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Prevenção
Para prevenir arritmias cardíacas, assim como outras doenças do aparelho cardiovascular, a Sobrac recomenda a adoção de hábitos de vida saudáveis, incluindo:

  • – alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e cereais;
  • – moderar e, se possível, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e energéticos;
  • – cuidar da saúde emocional;
  • – evitar o sedentarismo por meio da prática regular de atividades físicas, desde que seja feita avaliação cardiológica do indivíduo antes de iniciar uma rotina de exercícios físicos mais intensos;
  • – consultar periodicamente um cardiologista.

Diagnóstico
Ainda de acordo com a entidade, o diagnóstico inicial da arritmia cardíaca pode ser feito por meio de uma simples medição do pulso. “Coloque os dedos indicador e médio na parte interna do pulso, sobre o local onde se sente a pulsação que corresponde aos batimentos cardíacos. Conte o número de impulsos por 15 segundos e multiplique o valor por quatro”.

O resultado alcançado pela medição é a frequência cardíaca, ou seja, o número de batimentos por minuto (BPM). Em condições normais, incluindo o repouso e atividades leves habituais, a frequência cardíaca deve variar entre 50 e 100 BPM. Acima de 100 BPM, o quadro é classificado como taquicardia e abaixo de 50 BPM, como bradicardia. Na fibrilação atrial, os impulsos são irregulares.

/Agência Brasil

Você também pode gostar desses conteúdos

Clubes alagoanos não vencem seus jogos pela rodada do Campeonato Brasileiro
Esporte

Clubes alagoanos não vencem seus jogos pela rodada do Campeonato Brasileiro

por Redação
7 de julho de 2025
Torcedor do CSA é espancado no bairro do Jaraguá, em Maceió
Esporte

Torcedor do CSA é espancado no bairro do Jaraguá, em Maceió

por Redação
7 de julho de 2025
Hugo Calderano sobe para 3º no ranking de tênis de mesa após título da Copa do Mundo
Esporte

Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

por Redação
4 de julho de 2025
Relatório da Engenharia do MPAL afirma que Estádio Rei Pelé ainda precisa de reparos
Esporte

Relatório da Engenharia do MPAL afirma que Estádio Rei Pelé ainda precisa de reparos

por Redação
4 de julho de 2025
Roberto Firmino lamenta morte de Diogo Jota: “Descansa em paz, meu irmão”
Esporte

Roberto Firmino lamenta morte de Diogo Jota: “Descansa em paz, meu irmão”

por Redação
3 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Caso Braskem: Dudu Holanda diz que comunidade do Flexal pede socorro

Justiça Eleitoral nega recurso e mantém inelegibilidade de Dudu Holanda

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

4 de julho de 2025
Arthur Lira critica indiciamento de deputados pela PF e cita ditadura militar

Lira diz que STF não tem legitimidade para decidir sobre questões de orçamento

4 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

OAB Alagoas já registrou 45 denúncias de maus-tratos contra animais em 2025

7 de julho de 2025
Geral

Anvisa alerta sobre uso de formol como alisante de cabelos

7 de julho de 2025
Cultura

Lucas Guimarães lamenta morte do fotógrafo Guga Regis: ‘Era um ser muito especial’

7 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.