A Federação Alagoana de Futebol (FAF) realizou, nesta segunda-feira (2), a reunião do Conselho Arbitral para definir os detalhes do Campeonato Alagoano de Futebol Feminino de 2024. A competição contará com a participação de sete equipes e terá início no dia 22 de setembro, com término previsto para 20 de novembro.
Formato de Disputa
O campeonato será realizado em três fases: Primeira Fase, Fase Semifinal e Fase Final. Na Primeira Fase, os sete clubes jogarão entre si em partidas de ida, totalizando seis jogos para cada equipe. Cada clube será mandante em três desses jogos.
Ao final da Primeira Fase, os quatro melhores colocados avançarão para a Fase Semifinal. Nesta fase, os confrontos serão definidos em jogo único com cruzamento olímpico: 1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado, sendo o mando de campo do clube com melhor campanha. Em caso de empate, o time com melhor desempenho na fase inicial será classificado para a final.
Na Fase Final, também disputada em jogo único, o clube com melhor campanha geral será o mandante. Se houver empate, o campeão será decidido em uma disputa de pênaltis.
Premiação
O clube campeão garantirá uma vaga na competição da categoria organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2025.
Participantes
As sete equipes que disputarão o título deste ano são: Acauã, Atlético Alagoano, Canoense, CRB, Grota do Facão, Guarani de Paripueira e UDA.
Felipe Feijó, presidente da FAF, ressaltou o crescimento do futebol feminino no estado e a importância da federação na valorização da modalidade: “A Federação tem tido um papel importante nesse contexto, valorizando a categoria e realizando as competições que garantem vaga no cenário nacional”.
/Assessoria