Dirigir após ingerir bebida alcoólica é uma má escolha em qualquer circunstância. Para coibir ainda mais essa prática e conscientizar a população, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) intensificou as ações da Operação Lei Seca em 2024, o que resultou em uma redução no número de pessoas flagradas dirigindo após beber.
A queda nas situações de alcoolemia foi de 16,62%, no comparativo dos períodos de janeiro a agosto de 2023 e 2024. Em 2024, o número de ações da Operação Lei Seca cresceu 26,30% em relação ao ano anterior, passando de 270 ações realizadas nos primeiros oito meses de 2023 para 341 no mesmo período deste ano.
A ampliação de ações, consequentemente, resultou em mais testes de alcoolemia realizados: foram 9.804 em 2023 e 22.810 em 2024, um acréscimo de 132,64%. Apesar do aumento na quantidade de testes, os números mostram uma diminuição proporcional nos casos de alcoolemia detectados.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram constatadas 389 situações de alcoolemia, enquanto que no mesmo período de 2024 foram registradas 754, o que representa um aumento de 93,83%. Proporcionalmente ao aumento de testes, o número de flagrantes de alcoolemia diminuiu 16,62% no comparativo dos dois períodos.
“Estamos trabalhando arduamente para melhorar a segurança viária em Alagoas, tanto com ações educativas quanto operacionais. Trabalhando nessas duas frentes, conseguimos contribuir para um trânsito mais tranquilo e seguro. E o aumento das operações e das campanhas educativas já mostrou um resultado positivo. Mesmo com mais abordagens e testes, o número proporcional de casos de alcoolemia vem diminuindo”, afirma o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran.
A Operação Lei Seca vem trabalhando nas rodovias estaduais e, também, com a inserção de palestras em empresas e instituições, com o objetivo de conscientizar colaboradores dos mais diversos segmentos no estado, colaborando, assim, para um trânsito mais seguro.
/Ascom Detran