Estreia em Maceió, dia 3 de outubro às 20 horas no REX BAR o espetáculo teatral “TAMBORES QUE GRITAM MACEIÓ É FARSA!” após estreia nacional na cidade do Recife em 22 de agosto no Teatro Apolo (primeiro teatro de Recife).
TAMBORES QUE GRITAM É um espetáculo/Manifesto do gênero FARSA com base em textos de Bertolt Brecht e nas vivências contemporâneas dos ARTISTAS/TAMBORES que compõem a peça. Com encenação e dramaturgia de CARLOS ALBERTO BARROS, o espetáculo é composto por kits(cenas)jornalísticas e cotidianas com ácidas críticas sociais/comportamentais de nossos inimigos e/ou aliados.
Com estética do teatro épico de Bertolt Brecht, uma encenação que promete provocar e mexer com os espectadores.
O tema base é a injustiça promovida pela classe opressora (ricos) sob a classe oprimida (pobres) através da história de dois empregados (povo) e um empregador (BRASKEM) que estão cavando um buraco em busca de um segredo hediondo, o resultado todos nós sabemos, 60 mil pessoas retiradas de suas casas no maior desastre ambiental em ambiente urbano do mundo.
ESTREIA NO RECIFE
O grupo estreou na cidade do Recife por conta de boicote realizado pela atual gestão da DITEAL, que trata com desprezo e despreparo os artistas alagoanos que eram parceiros antigos.
O grupo OZINFORMAIS relata que foi várias vezes solicitar pauta para realização do espetáculo, mas sempre teve uma negativa, justificada com a seguinte informação: NÃO TEMOS VAGA ATÉ O FIM DO ANO.
Apesar da informação da DITEAL, o grupo constatou que o não procedia a verdade, pois por várias semanas constatamos que não havia espetáculo nos finais de semana.
Essa retaliação vem depois do grupo questionar a falta da realização de projetos já estabelecidos na cena cultural alagoana, projetos como TEATRO DEODORO É O MAIOR BARATO OU HIP HOP NO TEATRO foram esquecidos e encerrados.
O grupo também questionou a falta de técnicos nos espaços, sobrecarregando os poucos profissionais que se desdobram em dois pra suprir os espetáculos. e sem esquecer a falta de equipamentos mínimos.
OZINFORMAIS
Ozinformais é um grupo teatral alagoano com 20 anos de atuação, tem apresentações as cidades do Rio de janeiro, São Paulo, Penedo, Arapiraca, Campina Grande, Palmeira dos Índios e mais um punhado pelo nordeste.
No currículo se destacam os espetáculos: SE TUBARÕES FOSSEM HOMENS (2016/2017); NOITES BRANCAS (2017); UMBIGO (2023/2024); NOSSO AMOR PURO PULOU O MURO (2022/2023/2024); É MELHOR MORRER DO QUE SENTIR SAUDADE (2024) em 2024 foram 3 espetáculos com 19 apresentações em 4 cidades.
Com um histórico de montagens manifesto, Ozinformais traz em 2024 mais um espetáculo com esse viés (panfletário mesmo) TAMBORES QUE GRITAM com estreia nacional no Recife.
/Assessoria