Redação
Na entrevista ao Roda Viva, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que o prefeito de Maceió, JHC (PL), não é necessariamente bolsonarista, mas sim, de centro, sendo que a ida dele ao PL se deu por circunstâncias políticas.
“Eu tenho uma relação pessoal de amizade com ele [JHC]. Já foi do PSB. Ele é uma pessoa de centro e, pelas circunstâncias, foi bater no PL”, disse o prefeito do Recife ao comentar sobre o contexto atual do Nordeste.
Perguntado sobre o avanço da direita na região, João Campos afirmou que o Nordeste não é uma atmosfera fechada, com uma maioria de centro-esquerda progressista, mas que hoje é preciso fazer uma leitura separando em pelo menos dois grupos: as regiões metropolitanas e as cidades do interior.
Amizade
João Campos e JHC possuem similaridades na vida política, tanto na questão de idade, quanto na condução de governo. Ambos de famílias com imensa participação na política, os jovens são especialistas no uso de rede social e no marketing, seja com obras ou eventos.
Quando se elegeram, em 2020, ambos eram do PSB, mas tomaram rumos diferentes, com Campos mais alinhado à esquerda, e JHC, à direita.
Isso, diga-se, não vem retirando credibilidade deles, já que foram reeleitos com folga, embora o gestor de Recife tenha mais reconhecimento, pelo tamanho da cidade na comparação com Maceió.