Redação
O deputado estadual Ronaldo Medeiros deve disputar, em 2025, a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas contra o grupo do deputado federal Paulão, que comanda a sigla há muito tempo.
A eleição está prevista para acontecer em meados do próximo ano, com as atitudes de Paulão desagradando Medeiros e aliados há um bom tempo. A mais recente foi o apoio dado ao prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, do PP.
Além disso, Paulão externou sua pretensão de disputar o Senado Federal em 2026 sem antes discutir com as lideranças do partido. Em junho, eles trocaram farpas públicas, evidenciando o racha entre os líderes.
Paulão citou discordâncias com Medeiros e seu vai e vem no PT, além da desistência na questão da Prefeitura de Maceió. Como resposta, o deputado estadual, então, classificou Paulão como autoritário.
Segundo Medeiros, as decisões em Alagoas saem tudo do gabinete de Paulão, cercado de duas ou três pessoas no máximo. “O resultado disso tem sido um partido com baixa representação, ocupando somente uma prefeitura entre as 102 de Alagoas e um número pequeno de vereadores no estado.”
A presidência do PT no estado vai além do valor simbólico, pois representa as indicações da legenda no governo de Paulo Dantas (MDB), do qual o PT faz parte, além de desinências no governo do presidente Lula (PT).