O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) divulgou imagens do resgate de cinco pessoas que ficaram presas em uma ilha na praia de Barra Nova, em Marechal Deodoro, na noite do sábado, 2.
De acordo com informações da guarnição, as vítimas são quatro alagoanos e uma mulher natural do estado de São Paulo, que estavam na prainha da ilha aproveitando uma tarde de lazer quando acabaram perdendo o horário de retorno da embarcação e ficaram presas no local.
As vítimas relataram que haviam combinado com um barqueiro o retorno da prainha, porém ele não chegou. Na ocasião, elas cogitaram entrar na água para sair do local sozinhas, mas, devido ao alto risco de afogamento em decorrência da maré e correnteza, decidiram pedir ajuda, acionando o Corpo de Bombeiros.
Ao chegar ao local, por volta das 22h, a equipe de resgate, composta por três militares, encontrou o grupo reunido às margens da ilha, aguardando o salvamento.
O translado das vítimas foi realizado pelo Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), com o auxílio de um Bote Inflável de Salvamento (BIS), no qual as vítimas foram conduzidas com sucesso até a margem da praia de Barra Nova sem maiores danos.
Ações como essa evidenciam o importante trabalho do CBMAL na prestação de serviço e no cuidado constante com a população.
ATENÇÃO
Se um dia você ficar ilhado, lembre que é fundamental manter a calma e avaliar a situação. Se possível, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e tente sinalizar: escreva “SOS” na areia e use objetos reflexivos para chamar atenção, por exemplo.
Vale destacar que não é indicado tentar sair sozinho do local, pois essa ação pode agravar ainda mais os riscos à vida. Em vez disso, busque um lugar seguro e aguarde a chegada do resgate.
Ficar atento aos horários das embarcações é essencial para evitar riscos e situações de isolamento, principalmente durante passeios e viagens de lazer.
Por isso, sempre verifique os horários de retorno e certifique-se de ter informações sobre a operação das embarcações, especialmente em locais remotos ou com condições climáticas variáveis. Cuidados como esses garantem uma experiência segura e ajudam a evitar imprevistos que podem levar ao isolamento em áreas afastadas.
/Assessoria