A Semana Nacional da Conciliação teve início nesta segunda (4) e segue até sexta-feira (8), em todo o país. Em Alagoas, mais de 4.000 audiências foram pautadas. Só nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) estão previstas 2.000. Nos Juizados, aproximadamente 1.000.
“A conciliação é a melhor solução para os conflitos. A controvérsia fica melhor resolvida com o acordo entre as partes”, disse o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Orlando Rocha Filho, que visitou Juizados da capital nesta segunda (4) para acompanhar o mutirão.
O juiz Sérgio Carvalho, do 3º Juizado Cível da Capital, que funciona no Maceió Shopping, explicou que a unidade pautou 150 audiências na semana, sendo 30 por dia. “As principais demandas envolvem direito do consumidor. O objetivo com a conciliação é agilizar o processo”.
A juíza Maria Verônica Correia, titular do 1º Juizado, que também funciona no Maceió Shopping, reforçou a importância de as partes chegarem nas audiências com espírito conciliatório. “Um cede, o outro cede, eles se ajustam e se resolvem. É importante que as partes conciliem, sobretudo porque um processo conciliado é uma célula pacificada. Cada vez que a gente concilia, a gente pacifica”.
Em Alagoas, a Semana Nacional da Conciliação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Cejucs
As audiências nos Cejuscs acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. Confira os locais:
Maceió
Cejusc Pré-processual e Cejusc Processual, no Fórum do Barro Duro;
Centro de Práticas Jurídicas – CPJ do Centro Universitário de Maceió – UNIMA/ AFYA, em Cruz das Almas;
Cejusc da Casa de Direitos, na Praça do Mirante, Condomínio Bela Vista, no Jacintinho;
Cejusc Maceió Shopping, em Mangabeiras.
Arapiraca
Cejusc Regional de Arapiraca, na Rodoviária;
Cejusc Cesmac, no bairro Ouro Preto
Cejusc da Casa de Direitos, no Alto do Cruzeiro
/Ascom TJAL