A continuidade do programa do governo federal Pé-de-Meia foi pauta da sessão desta terça-feira (5) na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados. O tema vem sendo repercutido nacionalmente nas últimas semanas e tem causado apreensão e preocupação entre aproximadamente 2,7 milhões de estudantes beneficiados do programa em todo o Brasil.
Lançado no início deste ano pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, o programa oferece incentivo financeiro de R$ 200 mensais, em troca de 80% de frequência dos estudantes em sala de aula e depósitos anuais de R$ 1.000 ao fim de cada ano letivo para alunos matriculados no ensino médio público, e fazem parte de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Em pronunciamento na Comissão, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, Rafael Brito (MDB/AL), falou sobre a continuidade do programa.
“Toda vez que surge esse assunto na imprensa, as pessoas que estão recebendo o Pé-de-Meia nesse momento ficam extremamente preocupadas com a possível interrupção do programa. Já estive com o presidente do TCU, Bruno Dantas, e ele me garantiu que o programa não será interrompido. Sem dúvidas, serão feitas as correções necessárias no âmbito administrativo para garantir a continuidade do Pé-de-Meia”, afirmou o deputado.
O deputado ressalta que, apesar do movimento em Brasília, de parlamentares da oposição que estão trabalhando contra o Pé-de-Meia, tem lutado para assegurar a continuidade do programa que já beneficia milhões de estudantes em todo o país.
“Em hipótese nenhuma, pode acontecer a interrupção dessa política pública, isso seria um prejuízo muito grande para a população brasileira. Vamos continuar trabalhando em Brasília para que essas conquistas sejam mantidas, ampliadas e que as pessoas possam, por meio da educação, construir um futuro melhor para a nossa sociedade”.
/Assessoria