Com recorde no número de alunos da rede estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, Alagoas vem se destacando nacionalmente com resultados alcançados na educação. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da prova, este ano, 100% dos estudantes da rede pública do estado se inscreveram no exame.
Uma das políticas implantadas no estado que levou ao número recorde, é o Foca o Enem, programa que distribui kits de livros preparatórios, para alunos do 3º ano das escolas públicas de Alagoas. O material deste ano foi adquirido por meio de emendas enviadas pelo deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), no primeiro semestre.
“Quando fui secretário de educação em Alagoas, criamos esse programa no ano de 2022 e vimos os resultados positivos do Foca o Enem já no ano seguinte. Criar oportunidades iguais para alunos de escolas públicas é importante para que eles tenham uma formação completa, de qualidade e de mais oportunidades. Com os livros, os estudantes tiveram acesso a questões, gabaritos comentados, resumos, esquemas e lembretes, além de manual de redações, além de planejamento dos estudos. Um material completo que, muitas vezes, só chegava para os alunos de escolas particulares”, explicou o deputado.
Em 2024 foram entregues 35.000 kits aos alunos da rede estadual, cada kit contém sete livros: um para cada área do conhecimento, um de redação e um volume com dois simulados. Além disso, também contempla material para professores, com 2.000 kits entregues aos docentes das turmas de conclusão em todas as escolas da rede.
Para a Gerente Especial para Exames do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado, Danielle Verçosa, o material didático fornecido foi fundamental na preparação dos alunos, pois proporcionou aos estudantes os recursos necessários para se prepararem para a prova, incluindo questões no formato do exame e conteúdo alinhado com o padrão exigido no Exame Nacional do Ensino Médio
Ainda segundo o deputado Rafael Brito, a aquisição do material pedagógico preparatório é uma demonstração do potencial das emendas parlamentares de atender às demandas locais, promovendo uma educação pública de qualidade e representa um investimento direto no futuro dos jovens alagoanos.
/Assessoria