Redação
A Justiça Eleitoral promoveu, nesta segunda-feira (9), o reprocessamento de votos no município de Anadia, visando à eleição a vereador. Com isso, duas candidatas que tinham sido declaradas como eleitas, acabaram perdendo a vaga.
Isso se deve porque Anadia tem atualmente 11 vereadores, contudo, como o município despencou em questões populacionais, conforme mostrou o Censo de 2022, a partir da próxima legislatura, haverá nove edis.
No entanto, o resultado anterior levou em consideração ainda 11 cadeiras e não nove. Após o erro ser detectado, foi preciso reprocessar os votos, já que a eleição para o Legislativo é pelo sistema proporcional.
No reprocessamento, Doutora Daniela Freire (PP) e Maura do Baiú (PSB) estão fora da lista de eleitos, passando a compor a suplência. Elas podem recorrer à decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os nove eleitos em Anadia, então, são: Fellype do Zé Luiz (PSB), Milton da Laranjeira (PP), Raymi Barros (PP), Nara Pedrosa (PP), Nayara Teixeira (PP), Gidel Aprígio (PP), Carlos Alberto (PP), Jorge Papão (PP) e Pedro Dâmaso (PSB).