31 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
31 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Governo de Alagoas antecipa 13º para servidores e pensionistas

10 de janeiro de 2025
0
Governo de Alagoas antecipa 13º para servidores e pensionistas

Foto: Rodrigo Marinho / Ascom Seplag

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O Governo de Alagoas, através de Decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), irá antecipar integralmente o pagamento da gratificação natalina (13º salário) dos servidores públicos e pensionistas do Poder Executivo Estadual de Alagoas.

O pagamento será concedido até dezembro de cada ano, com antecipação integral no mês de nascimento, para servidores efetivos e pensionistas, exceto para aqueles que nasceram em dezembro.

O decreto, publicado nesta semana na edição suplementar do DOE, se trata de uma medida do governo Paulo Dantas que traz muitos benefícios para a economia do nosso Estado, como explica a Secretária Especial de Gestão e Patrimônio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Júlia Casado.

“A antecipação da gratificação natalina para servidores públicos e pensionistas de Alagoas é uma medida que beneficia o servidor público, ao passo que aquece a economia do Estado durante todo o ano”, afirmou.

De toda forma, é concedida aos servidores a opção de não receber o adiantamento da gratificação natalina, desde que expressem a preferência por meio de requerimento padronizado via Processo Administrativo (Portal SEI), direcionado ao setor de recursos humanos (Superintendência de Valorização a Pessoa) do órgão ou entidade de origem, até o dia 15 de janeiro.

Passo a passo do servidor

1. Abertura de processo via SEI > Tipo de processo:

• Pessoas: Folha de pagamento

2. Procurar no Tipo de Processos:

• Requerimento de Não Gratificação Natalina

3. Preenchimentos de todos os campos destacados em vermelho no documento;

4. Anexar as documentações necessárias:

• Comprovante de residência (cópia);

• CPF e identidade (cópia);

• Demonstrativo de pagamento.

5. Tramitação para o setor da Folha de Pagamento do Órgão:

• SVP

Uma vez formalizada, a opção será aplicada no exercício corrente, em caráter irrevogável, podendo apenas ser alterada no próximo ano civil, mediante novo requerimento.

De acordo com a publicação, fica assegurado ao servidor público efetivo e ao pensionista, a partir do exercício de 2025, a título de adiantamento, o pagamento integral da gratificação natalina, no mês de seu nascimento, independentemente de sua prévia manifestação. Os servidores nascidos em dezembro recebem a gratificação integralmente neste mês.

E aos servidores públicos que exercem exclusivamente cargo de provimento em comissão, contratados por excepcional interesse público e demais vínculos, farão jus ao pagamento da antecipação no mês do seu aniversário, na proporção equivalente aos avos considerados como efetivo exercício no respectivo ano corrente, sendo pagos os demais avos no mês de dezembro.

No que define os descontos, o Assessor Especial da Superintendência de Gestão de Folha de Pagamento da Seplag, Ricardo Venceslau, adentra no detalhamento do tópico.

“Os descontos previdenciários, tributários e pensões alimentícias incidem sobre o pagamento antecipado. Já as diferenças ou valores pagos a mais serão ajustados na liquidação de dezembro”, salientou.

O atual Decreto substitui o Decreto Estadual nº 95.095, de 2024, e entrou em vigor na data de sua publicação, revogando disposições em contrário.

/Ascom Seplag

Você também pode gostar desses conteúdos

“China quer fazer acordo”, diz Trump após subir taxas para 125%
Economia

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

por Redação
30 de julho de 2025
Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios
Economia

Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

por Redação
30 de julho de 2025
Entenda o passo a passo para tirar a 1ª CNH em Alagoas
Economia

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo no governo Lula

por Redação
29 de julho de 2025
Brasil deixa o Mapa da Fome pela segunda vez, diz ONU
Economia

Brasil deixa o Mapa da Fome pela segunda vez, diz ONU

por Redação
29 de julho de 2025
Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores
Economia

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

por Redação
29 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Prefeitura de Maceió realiza abertura do Verão 2025 com show neste sábado (14)

Festival Verão Massayó inicia nesta sexta-feira (10); confira a programação

JHC pode ser o novo Eymael, do Democracia Cristã

JHC pode ser o novo Eymael, do Democracia Cristã

30 de julho de 2025
Líder do Comando Vermelho em Alagoas está escondido no Morro do Alemão

Líder do Comando Vermelho em Alagoas está escondido no Morro do Alemão

29 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Nova captação de órgãos em Alagoas beneficia cinco pacientes da fila de transplantes

30 de julho de 2025
Cultura

Associações do audiovisual pedem a Lula regulação do streaming no Brasil

30 de julho de 2025
Geral

Nova lei federal aumenta pena para quem rouba fios e cabos da rede elétrica

30 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.