A dona Célia, moradora do interior de Alagoas, procurou o Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS) do Procon-AL após descobrir que estavam usando seus documentos para solicitar cartões de crédito em seu nome. Sem saber ler nem escrever, ela acabou vítima de um golpe que resultou em diversas dívidas que não contratou.
Ao buscar atendimento no NAS, foi prontamente recebida pela equipe, que deu início aos trâmites necessários para resolver a situação. Entre os atendimentos, foi acompanhada por Ericka Leite, que esclareceu os procedimentos e forneceu o suporte necessário para contestar as cobranças indevidas.
“Foi uma experiência incrível poder ajudar a dona Célia, uma pessoa tão querida. Ver o impacto positivo do nosso trabalho, especialmente diante de tantas empresas que ainda se aproveitam da vulnerabilidade dos consumidores, só reforça a importância do que fazemos aqui no Procon”, afirmou Ericka Leite.
Duas semanas depois, dona Célia voltou ao Procon-AL, mas dessa vez, não para pedir ajuda, e sim para agradecer. Como forma de reconhecimento pelo acolhimento e apoio que recebeu, preparou e levou uma bandeja de salgados feita por ela mesma para os funcionários do órgão.
O gesto de gratidão emocionou a equipe e reforçou a relevância do trabalho desenvolvido pelo NAS e pelos polos de atendimento. A supervisora de atendimento do NAS, Lívia Ferreira, fez questão de parabenizar os colegas pelo empenho e dedicação.
“Parabéns a todos que fazem parte do PROCON AL. E que diariamente, independente do setor o qual faça parte, se esforça para atender da melhor maneira possível os consumidores alagoanos”, ressaltou.
Núcleo de Atendimento ao Superendividado
O Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS) funciona na sede do Procon-AL, localizada na Rua do Livramento, no centro de Maceió. O setor atua intermediando negociações entre empresas e consumidores inadimplentes, além de oferecer assistência psicológica para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.
Lívia Ferreira explica que o núcleo busca oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado para cada consumidor, auxiliando não apenas na renegociação de dívidas, mas também na educação financeira.
“A ação que promovemos do final para o início do ano teve o objetivo de ajudar as pessoas a identificarem seus débitos e a distinguirem o que era realmente uma dívida legítima e o que era indevido, como aconteceu com essa senhora. O NAS está aqui para oferecer suporte e atendimento individualizado, ajudando os consumidores a fazer um planejamento financeiro adequado para reorganizar suas finanças”, explicou a supervisora.
Para buscar atendimento, os consumidores devem comparecer ao local com RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a dívida. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.
O NAS conta com uma equipe especializada, incluindo estudantes de Direito, Psicologia, Economia e Contabilidade, treinados para supervisionar e auxiliar as negociações. Além do atendimento regular, o Procon-AL promove periodicamente feirões de renegociação de dívidas, tanto na capital quanto no interior do estado.
Durante esses eventos, os consumidores têm a oportunidade de renegociar débitos, esclarecer dúvidas sobre seus direitos e obter condições especiais, como descontos e parcelamentos.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
/Ascom Procon-AL