Cinco integrantes de uma torcida organizada do Ceará Sporting Club, que iriam atacar um ônibus de torcedores do CSA, foram presos na madrugada desta quinta-feira (6), em Fortaleza, após um jogo da Copa do Nordeste. O grupo estava armado com artefatos explosivos e pedras.
Os suspeitos presos, que não tiveram a identidade revelada, têm 18, 19, 21, 24 e 28 anos. Um adolescente de 15 anos também foi apreendido. “Com o grupo, cerca de oito artefatos e pedras que seriam utilizados para atacar os torcedores do time rival foram recolhidos”, informou a Polícia Militar do Ceará.
Uma composição do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), da PMCE, precisou ser acionada para recolher e detonar os artefatos explosivos em um local seguro. A prisão aconteceu na BR-116, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
“Composições do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE faziam a escolta de um ônibus com torcedores que regressavam de um jogo, quando se depararam com um grupo em conduta suspeita, em uma rua no bairro Cajazeiras. Ao perceberem a aproximação dos raianos, eles tentaram fugir e se desfazer dos artefatos, mas foram rendidos e capturados” – Polícia Militar do Ceará.
Os suspeitos presos foram levados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), onde foram autuados por crime contra a paz no esporte, associação criminosa e corrupção de menor. Já o adolescente irá responder a um ato infracional análogo ao crime contra a paz no esporte. O caso será investigado pelo 13º Distrito Policial (13º DP).
Após a publicação da matéria, o Ministério Público do Ceará (MPCE) divulgou que “a atuação do Ministério Público do Estado do Ceará e das forças de segurança do Estado resultou na prisão em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (06/02), de um grupo de torcida organizada que tentou abordar um ônibus com torcedores do CSA, após partida entre esse time e o Ceará, ocorrida nessa quarta-feira (05/02), pela Copa do Nordeste”.
“A ação é resultado do trabalho realizado pelo Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do MP do Ceará, que monitora o cumprimento de punições a torcidas organizadas a fim de coibir episódios de violência, em diálogo com as forças de segurança”.
/Diário do NE