Vinícius Calheiros*
A prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil Municipal, iniciou nesta quarta-feira (12) um plano de contenção de danos devido ao risco de desabamentos em encostas. A medida foi adotada após os alagamentos que afetaram diversos bairros da capital na semana passada e gerou transtornos e intensificou a preocupação com deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Para minimizar os danos, a gestão JHC (PL) cobriu as encostas com lona de proteção UV, um material que visa garantir maior durabilidade. A ação preventiva ocorre antes do início do período chuvoso e busca evitar deslizamentos e danos às famílias que residem em locais de risco. Em 2024, foram aplicados mais de 38 mil metros quadrados de lona em mais de 180 pontos da cidade.
No entanto, em 2022, a prefeitura já havia investido em uma tecnologia inovadora que utilizaria robôs para minimizar os impactos ocasionados pela chuva. Ao todo, foram gastos aproximadamente R$ 9,4 milhões para adquirir o maquinário.
Especialistas do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ressaltam que a prevenção de deslizamentos de terra exige uma abordagem mais integrada. Isso inclui o monitoramento constante das áreas de risco, o fortalecimento da vegetação nativa e a implementação de sistemas de drenagem eficientes.
A instituição também alerta que, embora as barreiras impermeáveis possam ser eficazes a curto prazo, é essencial reforçar as encostas e adotar um planejamento urbano adequado às características do terreno para garantir a segurança a longo prazo.
Moradores de áreas onde as lonas de proteção estão sendo utilizadas, já demonstraram grande preocupação com a durabilidade do material e a eficácia da medida. No mais recente período temporal que atingiu Maceió, no início deste mês, deslizamentos ocorreram em diversos pontos da capital, além de alagamentos em ruas e vias movimentadas, como a Avenida Fernandes Lima.
A reportagem da Folha de Alagoas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), porém, até o fechamento dessa matéria, não obteve retorno.
*Estágiário sob supervisão