Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
21 de outubro de 2025
Folha de Alagoas
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de outubro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Parlamento discute construção de megatorres na Jatiúca: ‘Devemos preservar’

11 de março de 2025
0
Parlamento discute construção de megatorres na Jatiúca: ‘Devemos preservar’

Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta terça-feira, 11, uma audiência pública para debater a preservação da Lagoa da Anta, no bairro da Jatiúca, e a construção de cinco empreendimentos naquela região.

O presidente da Comissão, deputado Delegado Leonam (União Brasil), falou que o “encontro tem um propósito fundamental: garantir que todas as partes interessadas – comunidade, ambientalistas, especialistas, setor imobiliário e o poder público – sejam ouvidas e que possamos compreender, com clareza, os impactos e desafios envolvidos nesse projeto”.

Leonam disse saber que a urbanização traz consigo oportunidades de crescimento e desenvolvimento, mas também exige planejamento responsável, respeito ao meio ambiente e atenção à qualidade de vida da população.

“Quando falamos da Lagoa da  Anta estamos diante do último resquício de bacia d´água em zona urbana de Maceió, por isso temos o dever constitucional de preservar esse nosso ponto turístico, de convívio urbano e de preservação da natureza. Temos ainda ali, matas ciliares que desempenham papel fundamental na natureza”, declarou

O deputado lembrou que o objetivo da audiência não é apenas o de discutir a questão ambiental, mas também construir soluções equilibradas, ouvindo todas as perspectivas para que a Comissão possa tomar decisões justas e sustentáveis para o futuro da cidade.

É preciso que sejam analisados aspectos legais e ambientais, bem como os impactos urbanísticos e sociais que esses prédios podem causar em Maceió. São prioridades a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, e a participação ativa da sociedade é essencial nesse processo.

“Esta audiência pública representa um passo importante para garantir que a tomada de decisões ocorra de forma transparente e democrática”, afirmou o parlamentar, que prometeu reunir a Comissão para estudar soluções.

Construtora

O diretor da empresa Record Construtora, que irá construir os empreendimentos naquele local, Hélio Abreu, disse que a empresa está no processo de negociação e aquisição da operação do Hotel Jatiúca e confirmou que a empresa tem intenção de desenvolver um projeto que renove o hotel e devolva a ele a importância que teve um dia, complementando tudo isso com o desenvolvimento imobiliário, urbano e com as necessidades e aspirações da população.

“Posso garantir que esse projeto ainda não existe fisicamente. Ele está sendo desenvolvido. Estamos montando um grupo de profissionais, envolvendo arquitetos e consultores jurídicos e ambientais, para que possamos desenvolver um projeto que atenda os anseios da sociedade”, justificou.

O empresário ressaltou ainda que após ouvir a população, a ideia do projeto final poderá ser mudada, mas tudo dentro de uma perspectiva. “Temos que fazer tudo que se encaixe adequadamente à cidade e que não só preserve a lagoa, mas aumente a sua área de proteção, recompondo a mata nativa e tenha também uma viabilidade econômica”, afirmou.

Promotoria

O promotor Paulo Henrique Prado falou que o Ministério Público vem acompanhando o processo de perto. “Temos, por enquanto, a intenção do empreendimento. Como dever constitucional, temos de acompanhar como ele se dará e quais os impactos urbanísticos na paisagem urbana e mobilidade e nas questões ambientais. Estamos atentos e, recentemente, expedimos uma recomendação sobre as torres no Litoral Norte. Isso não será diferente aqui em Maceió. É preciso que a cidade esteja apta a todos, não só para quem vive hoje nela, mas também para as futuras gerações”, destacou o promotor, lembrando a importância de um Plano Diretor atualizado.

IMA

O diretor-executivo do IMA, Ivens Leão, explicou que em 2023 o órgão notificou o Hotel Jatiúca, o empreendedor e a Prefeitura de Maceió acerca desse projeto e eles responderam que ainda não tinham finalizado, a fim de ser solicitado o licenciamento.

“No IMA eles precisam protocolar esse projeto pronto, para que possamos liberar um Termo de Referência indicando qual o estudo mais adequado para promover o licenciamento ambiental. Trata-se de uma área sensível e o estudo de impacto ambiental é essencial”, confirmou.

Sociedade

O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis/ Alagoas, Iran Malta, parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa e afirmou ser fundamental discutir o progresso associado ao meio ambiente.

“Sobre a construção desse empreendimento, ainda não temos uma opinião formada se o meio ambiente será afetado, porque ainda não temos conhecimento sobre o projeto. Mas é preciso que ele atenda a todas as necessidades do meio ambiente e do desenvolvimento da região, para tornar Maceió cada vez mais bela a atrativa. Caso isso não ocorra, seremos completamente contra”, alertou.

O advogado e ambientalista Alder Flores defendeu uma apresentação do projeto totalmente transparente. “É preciso mostrar pelo menos um pré-projeto para que os órgãos ambientais estadual e municipal possam ter uma primeira noção do que se pretende implantar ali. Hoje não temos nada, só uma tratativa comercial. Entendo que aquela área é um importante e que todos nós precisamos ter conhecimento do que será construído”, ressaltou.

Estiveram ainda presentes o deputado Inácio Loiola (MDB); o superintendente da Semarh, Daniel Lima; o presidente da comissão de Meio Ambiente da OAB/AL, Gilvan Albuquerque; o procurador municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Bruno Kiefer; o representando do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Geraldo Galdênio; o presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil, Pablo Fernandes; o representante da Abrasel, Fernando Peron; além de ambientalistas, moradores da região, alunos do curso de Direito da Faculdade Uninassal e representantes dos vereadores Allan Pierre e Teca Nelma.

/Redação, com Ascom ALE

Você também pode gostar desses conteúdos

Trump diz que Argentina “está morrendo” e “não tem nada”
Política

Trump diz que Argentina “está morrendo” e “não tem nada”

por Redação
20 de outubro de 2025
Texto da isenção do Imposto de Renda está em fase final, afirma relator
Política

Texto da isenção do Imposto de Renda está em fase final, afirma relator

por Redação
20 de outubro de 2025
Sem citar Trump, Lula critica intervenções estrangeiras na América Latina
Política

Sem citar Trump, Lula critica intervenções estrangeiras na América Latina

por Redação
20 de outubro de 2025
CPMI do INSS ouve ex-dirigente de associação investigada e ex-integrante do CNPS
Política

CPMI do INSS ouve ex-dirigente de associação investigada e ex-integrante do CNPS

por Redação
20 de outubro de 2025
Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares
Política

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

por Redação
19 de outubro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Acusado de tentar matar companheira ateando fogo é preso em Maceió

Acusado de tentar matar companheira ateando fogo é preso em Maceió

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Trump diz que Argentina “está morrendo” e “não tem nada”

20 de outubro de 2025
Sem categoria

Iprev: consultoria sem licitação avalizou negociata milionária de JHC

20 de outubro de 2025
Sem categoria

Polícia prende suspeito de ocultar corpo de jovem desaparecida em Rio Largo

20 de outubro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.