Da Redação
Os furtos de fios de cobre e, consequentemente, a depredação das redes de internet e elétrica, têm se tornado uma tônica no bairro do Farol, em Maceió. Os crimes acontecem predominantemente nas primeiras horas da madrugada, como já foram flagrados por comerciantes e moradores da região.
Recentemente, a Folha de Alagoas recebeu um vídeo desses flagrantes:
“Chegamos no nosso comércio pela manhã e aí o transtorno é generalizado: sem internet, com a energia danificada. Esses criminosos agem com a certeza da impunidade”, disse o dono de um estabelecimento na Av. Tomaz Espíndola.
Já na última quarta-feira (12), pela manhã, o proprietário de uma sala, em um centro comercial, também no Farol, disse que por conta desses furtos todo um prédio ficou sem internet, prejudicando um dia inteiro de trabalho.
Receptação
Especialistas em segurança pública apontam que uma das principais motivações para esse tipo de ação delituosa é a receptação. Ou seja, pessoas que se beneficiam através da compra do cobre furtado.
A receptação está prevista no art. 180 do Código Penal: adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.
A pena para o receptor é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.