Redação
Moradores de Marechal Deodoro voltaram a bloquear, nesta quinta-feira (20), a AL-101 Sul em protesto contra a falta d’água constante no município. No dia de ontem, também houve manifestação.
Desta vez, o ponto interditado foi na região do Recanto da Ilha. Os populares bloquearam a via ateando fogo em pneus e pedaços de madeiras, sendo necessário o chamamento do gerenciamento de crises da Polícia Militar.
O desabastecimento e a qualidade da água têm sido reclamações há anos de quem reside ou trabalha em Marechal Deodoro. Há quatro anos em Alagoas, a BRK Ambiental não consegue resolver o gargalo da falta d’água recorrente no município vizinho a Maceió.
Até o prefeito André Bocão (MDB) está sendo cobrado pela população para intervir no problema. O gestor se posicionou, no início da semana, dizendo que vai questionar a empresa e destacou que a Agência Reguladora de Serviços (Arsal) precisa fiscalizar melhor a BRK.
Outro lado
“A BRK informa que equipes técnicas estão atuando, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), no reparo emergencial de uma adutora que atravessa a Lagoa Manguaba, responsável por levar água para a região da Barra Nova, em Marechal Deodoro.
O serviço, comunicado à Marinha na noite desta quarta (19), exige a mobilização de equipamentos específicos, transporte aquático das equipes e escavação manual para acesso à tubulação, que está submersa a aproximadamente 3 metros de profundidade.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda nesta quinta-feira (20). Após a finalização do reparo, o abastecimento de água será retomado de forma gradativa na região.”