Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, ainda neste mês, a indicação da procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Marluce é tia do prefeito de Maceió, JHC, e possui uma trajetória de 37 anos no Ministério Público de Alagoas. Foi a primeira promotora de Justiça a atuar no Tribunal do Júri em Maceió.
Apesar de adversário político do grupo de Renan Calheiros e com alinhamento à direita, JHC tem mantido diálogo com o governo Lula. Nos últimos meses, esteve presente em eventos do governo federal em Alagoas e buscou aproximação com ministros e lideranças do PT, o que tem sido interpretado como uma tentativa de equilibrar alianças para as próximas eleições.
A decisão final sobre a nomeação caberá ao presidente Lula, que deve anunciar os novos ministros do STJ ainda em abril. Após a indicação, o nome de Marluce Caldas será submetido à sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
Se aprovada, a indicação seguirá para votação no plenário. A posse no STJ ocorrerá após o cumprimento dessas etapas.