Os preparativos do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 começaram a avançar após a sanção do Orçamento pelo presidente Lula. O termo de referência, que funciona como um espelho para o edital, já está em finalização.
Segundo fontes do Governo Federal, o documento já está “quase pronto”. A estimativa para a divulgação ainda neste mês de abril. O termo de referência reúne informações importantes do concurso, como vagas, cargos, órgãos participantes, estrutura de provas e cronograma.
Após a conclusão do documento, será iniciado o processo de escolha da banca organizadora. Grandes instituições brasileiras receberão o projeto para que possam compreender a estrutura e propor valores para organizar o Concurso Unificado.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já tinha adiantado que o termo de referência seria concluído este mês. De acordo com a ministra, as decisões sobre a próxima edição do CNU serão consolidadas com a Casa Civil e também com o presidente Lula.
“Eu quero bater de tudo com a Casa Civil e com o presidente. Mas ainda em abril, a gente já deve anunciar”, informou a ministra.
Nesta terça-feira, 22, às 16h houve uma reunião entre a ministra Esther Dweck e o presidente Lula, no Palácio do Planalto. A expectativa é que o CNU fosse tratado no encontro.
Oficialmente, o MGI não confirma a informação. Caso os detalhes do concurso sejam acordados na reunião, o termo de referência será finalizado e poderá ser divulgado já nos próximos dias.
/Agências