Redação
Conhecido em Alagoas por ser crítico ferrenho de Lula (PT), o deputado federal Alfredo Gaspar (União) ganhou destaque na direita e na mídia nacional por ser o autor do relatório que levou a suspensão da ação contra o deputado Alexandre Ramagem (PL) e que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Gaspar fez o relatório em que defendeu a suspensão de todo o processo contra Ramagem, sendo aprovado no Legislativo por 315 votos a 143. Ao Supremo, a Câmara pediu que a Corte conceda uma decisão liminar para garantir a suspensão imediata do andamento da ação penal contra Ramagem.
Ramagem é o único parlamentar réu na ação que mira a cúpula do governo Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado promovida pela gestão anterior. A Câmara argumenta que a decisão do STF viola princípios constitucionais da imunidade parlamentar e separação entre os Poderes.
Bolsonaro defende que também deveria valer para ele a decisão de retirar a acusação de golpe de Estado contra o deputado Alexandre Ramagem. “Manda suspender a ação penal. Eu estou no Supremo, juntamente com outros militares de alta patente, por causa do Ramagem”, disse, nesta quarta-feira (14).
“Eu até estou no Supremo por conta do Ramagem. Botaram o Ramagem lá para todo mundo ir atrás e, agora, quando a Câmara decide, que ainda tem o recurso do Hugo Motta (Republicanos), decide tirar o Ramagem. A primeira resposta que eu tenho dessa turma [do STF] é que, se sair, sairia só o Ramagem”, completou.