O jornal “Tuttosport”, da Itália, revelou nesta quarta-feira os 100 candidatos ao prêmio “Golden Boy” de 2025. Esse troféu é dado para o melhor jogador sub-21 do mundo a cada temporada. O atacante Endrick, do Real Madrid, é o único atleta brasileiro na lista.
Endrick disputou 37 jogos oficiais pelo Real Madrid nesta temporada, em todas as competições, e marcou sete gols. Foi o primeiro ano dele no clube espanhol. O atacante ex-Palmeiras terminou como um dos vice-artilheiros da Copa do Rei, com cinco gols, um a menos do que Ferrán Torres, do Barcelona.
Ele já tinha ficado entre os finalistas no ano passado, em que Lamine Yamal, do Barcelona, foi o grande vencedor. Yamal, aliás, está novamente entre os 100 candidatos listados pelo “Tuttosport”.
Só que o atacante do Barça não poderá vencer o troféu de melhor jogador sub-21 do mundo outra vez, já que a premiação não permite que o mesmo atleta ganhe por dois anos seguidos.
O Golden Boy levará em consideração o desempenho entre os dias 7 de outubro de 2024 e 18 de maio de 2025. O país com o maior número de representantes na lista é a França: 17 no total. Depois vêm Bélgica, com 10, Inglaterra e Espanha, com oito cada, e a Holanda com sete.
Para estar na disputa, o jogador tem que ter nascido no ano de 2004 ou depois, e ter feito parte de um clube pertencente à uma das 25 principais ligas da Uefa, a confederação de futebol da Europa.
Fortes concorrentes contra Endrick são: o zagueiro Cubarsí, do Barcelona; o defensor Leny Yoro, do Manchester United; o atacante Mathys Tel, do Tottenham; o meia Arda Güler, também do Real Madrid; o meia Ethan Nwaneri, do Arsenal; o meio-campista Zaïre-Emery, do Paris Saint-Germain; e o ponta Doué, também do PSG.
Realizado desde 2003, o Golden Boy do “Tuttosport” é uma das premiações mais tradicionais do futebol da Europa.
Todos os vencedores do Golden Boy
- 2003 – Rafael van der Vaart
- 2004 – Wayne Rooney
- 2005 – Lionel Messi
- 2006 – Fábregas
- 2007 – Agüero
- 2008 – Anderson
- 2009 – Alexandre Pato
- 2010 – Balotelli
- 2011 – Götze
- 2012 – Isco
- 2013 – Pogba
- 2014 – Sterling
- 2015 – Martial
- 2016 – Renato Sanches
- 2017 – Mbappé
- 2018 – De Ligt
- 2019 – João Félix
- 2020 – Haaland
- 2021 – Pedri
- 2022 – Gavi
- 2023 – Bellingham
- 2024 – Lamine Yamal
/GE