Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
22 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
22 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Atenção! Conta de luz terá bandeira vermelha em junho, anuncia Aneel

2 de junho de 2025
0
ANEEL aciona bandeira verde para o mês de novembro

Reprodução/Arquivo

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A bandeira tarifária das contas de energia passará para vermelha, no patamar 1, no mês de junho, anunciou nesta sexta-feira (30) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, os consumidores terão custo extra de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, esclarece a Aneel.

Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país.

Bandeiras
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta de energia sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha tem dois patamares. No primeiro, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. No patamar dois, o valor passa para R$ 7,877 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.

/Agência Brasil

Você também pode gostar desses conteúdos

Câmara aprova projeto que amplia proteção à indústria nacional
Economia

Câmara aprova projeto que amplia proteção à indústria nacional

por Redação
20 de junho de 2026
Salários diminuem pobreza em 22 regiões metropolitanas
Economia

Salários diminuem pobreza em 22 regiões metropolitanas

por Redação
13 de junho de 2026
Elon Musk vira o primeiro trilionário da história da humanidade
Economia

Elon Musk vira o primeiro trilionário da história da humanidade

por Redação
12 de junho de 2026
STF pode barrar medidas do Congresso para aumentar gastos, diz Gilmar
Economia

STF pode barrar medidas do Congresso para aumentar gastos, diz Gilmar

por Redação
11 de junho de 2026
Governo envia ao Congresso projeto que reduz impostos de combustíveis
Economia

Governo regulamenta subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel

por Redação
9 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
“O Senado não pode ser refém de Alagoas”, dispara Lira

Renan rejeita conciliação com Lira em queixa no STF: 'Adversários declarados'

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Renan Filho anuncia apoio de Antônio Albuquerque à pré-candidatura ao Governo

22 de junho de 2026
Sem categoria

Duas pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-101, em Joaquim Gomes

22 de junho de 2026
Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

21 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.