Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
21 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Alagoas é primeiro estado do nordeste a lancar plano de agricultura de baixo carbono

5 de junho de 2025
0
Alagoas é primeiro estado do nordeste a lancar plano de agricultura de baixo carbono

Foto: Ascom Seagri

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a agricultura de baixo carbono e com o futuro sustentável na produção agropecuária. Alagoas tem contribuído diretamente com a Política Nacional sobre Mudança do Clima, principalmente para redução de emissões de gases do efeito estufa. O estado foi o primeiro da região Nordeste a lançar o Plano ABC+ Alagoas, em junho de 2023, seguindo de forma institucional as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Para garantir a efetividade do plano, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) coordena o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas, com a missão de estimular produtores e instituições a atingir as metas nacionais estabelecidas pelo Mapa, com adoção de tecnologias comprovadas e validadas de agricultura de baixo carbono para uma produção sustentável e a adaptado às mudanças climáticas.

O GGE tem papel estratégico no enfrentamento às mudanças climáticas no setor agropecuário e é formado pelo poder público, instituições acadêmicas, sociedade civil e entidades privadas com o objetivo de acompanhar as práticas sustentáveis adotadas na agropecuária, entre elas o aumento da resiliência climática, redução da erosão do solo, melhorias na fertilidade do solo, otimização do uso da água com maior segurança hídrica, uso eficiente da terra, promoção de sequestro de carbono, entre outros.

“O grupo gestor acompanha as inovações, estratégias e projetos que incentivem e melhorem as práticas ligadas à agropecuária, estimulando a adoção de práticas sustentáveis, através de tecnologias acessíveis para o pequeno, médio e grande produtor rural alagoano. Com o Plano ABC+ Alagoas, conseguimos entender que é possível crescer preservando a natureza”, explica Aline Rodrigues, secretária estadual da Agricultura e Pecuária.

 

Conheça as metas de expansão das práticas sustentáveis

Para alcançar esses objetivos, o Plano ABC+ Alagoas estabelece metas concretas de expansão das áreas com práticas sustentáveis, como:

·         Recuperação de 10 mil hectares de pastagens degradadas com técnicas adaptadas às condições locais;

·         Adoção do Sistema de Plantio Direto em 5.450 hectares de grãos e hortaliças;

·         Implementação de 3.700 hectares com Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAF);

·         Ampliação de 15 mil hectares com florestas plantadas;

·         Adoção de bioinsumos em 10 mil hectares;

·         Expansão de sistemas irrigados em 1.000 hectares.

/Ascom Seagri

Você também pode gostar desses conteúdos

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%
Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

por Redação
21 de junho de 2026
Governo cria política nacional para estudantes com altas habilidades
Geral

Governo cria política nacional para estudantes com altas habilidades

por Redação
20 de junho de 2026
Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização
Geral

Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização

por Redação
20 de junho de 2026
Desembargador que censurou a Folha de Alagoas já foi acusado de corrupção e teve pedido de prisão pelo MP-AL
Geral

Desembargador que censurou a Folha de Alagoas já foi acusado de corrupção e teve pedido de prisão pelo MP-AL

por Redação
19 de junho de 2026
Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão a partir desta segunda (22)
Geral

Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão a partir desta segunda (22)

por Redação
19 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Homem é condenado a 11 anos de prisão por estupro de adolescente em Pão de Açúcar

Homem é condenado a 11 anos de prisão por estupro de adolescente em Pão de Açúcar

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

21 de junho de 2026
Política

CBF confirma lesão muscular de Raphinha; saiba mais

20 de junho de 2026
Política

Senador garante recursos para obras que impulsionam São José da Laje

20 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.