Redação
Alagoas é um dos 12 estados brasileiros que possui mais beneficiários do Bolsa Família do que pessoas com emprego de carteira assinada (CLT), o chamado trabalho formal na iniciativa privada, ou seja, excluindo servidores públicos. Os dados são referentes ao mês de maio.
São 533 mil beneficiários do Bolsa Família em Alagoas, contra 454 mil indivíduos trabalhando com carteira assinada. Na realidade, todos os estados com mais beneficiários estão no Nordeste e no Norte do país.
O Maranhão é quem lidera o índice, com quase o dobro de famílias beneficiadas pelo programa de renda do que com emprego formal (1,2 milhão a 670 mil). Por outro lado, Santa Catarina apresenta a menor proporção, existindo 11 trabalhadores no mercado formal para cada Bolsa Família pago.
O cenário, porém, mostra reversão. O número de carteiras assinadas cresce em relação aos beneficiários desde janeiro de 2023, quando o presidente Lula (PT) voltou ao poder. Os dados vêm do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).