Após 12 dias de conflito, o Irã declarou hoje (24) o fim da guerra com Israel. O presidente do país, Masoud Pezeshkian, classificou o momento como uma grande vitória para o Irã, e disse que a guerra foi imposta ao país persa por Israel.
A declaração foi dada horas após o início oficial de um cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos com o apoio do Catar. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse ontem que o país não se renderia.
Como informamos mais cedo, o cessar-fogo começou a valer às 2 da manhã dessa terça, no horário de Brasília. Logo em seguida, os dois países trocaram acusações de violação.
A Guarda Revolucionária do Irã disse que disparou 14 mísseis em centros militares israelenses, em uma última onda lançada “minutos antes” do acordo de cessar-fogo entrar em vigor.
Em resposta, Israel realizou ataques contra o Irã até as duas e meia da manhã no horário de Brasília. Donald Trump, que pressionou pela trégua, se disse descontente e afirmou que Israel não voltaria a bombardear o Irã porque isso seria uma grave violação
/Agência