Redação
Com o prefeito maceioense JHC (PL) se aproximando do presidente Lula (PT) e dos Calheiros (MDB) para indicar sua tia Marluce Caldas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a direita ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter um novo líder em Alagoas.
Trata-se do deputado federal Alfredo Gaspar (União), que é um dos mais ativos opositores do governo Lula na Câmara dos Deputados e foi o segundo mais votado em 2022. Em todas as declarações e articulações, Gaspar já deixou claro que não se aproximaria de forma alguma do PT e da esquerda.
O ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, onde adotava a postura de linha dura, tece críticas todas as semanas contra as políticas públicas petistas e de condução do governo Lula. Sem JHC, que deve sair do PL em breve, Gaspar pode ser a nova liderança bolsonarista em Alagoas.
Além de Gaspar, o deputado federal Fabio Costa (PP) é outro que pode manter a direta alagoana longe de Lula. Eles teriam o apoio de bolsonaristas de carteirinha, como o deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador maceioense Leonardo Dias, ambos do PL.
A foto de JHC com Lula e a família Calheiros, embora o prefeito tenha escondido de suas redes sociais, foi tratada como traição pela ala conectada a Bolsonaro. Ainda mais se o acordão feito em Brasília se concretizar. Então, a direita em Alagoas deve buscar novas lideranças visando o pleito de 2026.