Redação
Alagoas continua sob o risco de perder cadeiras na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa Estadual. Isso porque o presidente Lula (PT) vetou o projeto de lei que aumentaria de 513 para 531 o número de deputados federais no país.
A medida vetada visava suprir a possível perda de parlamentares de alguns estados com base na população de cada unidade da federação. Com 513, alguns estados, como Alagoas, perderiam uma das nove vagas de deputado federal, o que impactaria em três das 27 estaduais.
Já com 531, alguns estados com crescimento populacional ganhariam novas cadeiras, mas também isso impediria que outros perdessem, a exemplo de Alagoas. Com o veto de Lula, pode ser que, na eleição de 2026, os alagoanos tenham que eleger oito parlamentares federais e 24 estaduais.
Tal cenário acirraria as disputas pelas cadeiras, com menos quatro vagas em jogo. No entanto, o Congresso Nacional ainda pode, até outubro, decidir pelo veto do presidente. A medida ainda será debatida e pode intensificar o desgaste evidente entre o Executivo e o Legislativo.