Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
21 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Brasil deixa o Mapa da Fome pela segunda vez, diz ONU

29 de julho de 2025
0
Brasil deixa o Mapa da Fome pela segunda vez, diz ONU

Rafaela Araújo/Folhapress

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou, nesta segunda-feira (28), que o Brasil não está mais no Mapa da Fome. O levantamento, baseado na média trienal dos anos 2022, 2023 e 2024, mostra que o país está abaixo do limite de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de insegurança alimentar, que é o parâmetro utilizado para definir se determinada nação está incluída ou não nesse mapa.

Os dados estão registrados no Relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 – SOFI 2025 – lançado pela FAO durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4). O encontro acontece até 29 de julho, na capital da Etiópia

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, alegou que “sair do Mapa da Fome era objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato, em janeiro de 2023”. A meta foi alcançada em dois anos, após 2022 ter sido considerado o ano mais crítico para a fome no Brasil.

Esta é a segunda vez que o Brasil deixa o Mapa da Fome. A primeira vez foi em 2014, mas o país voltou ao Mapa da Fome em 2018, segundo o ministério.

“O exemplo brasileiro pode ser adaptado em muitos países ao redor do globo. No Brasil, sair do Mapa da Fome é só o começo. Queremos justiça alimentar, soberania e bem-estar para todos”, afirmou o ministro.Dados obtidos por meio da aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), nas pesquisas do IBGE, indicam que, até o fim de 2023, cerca de 24 milhões de pessoas foram retiradas da situação de insegurança alimentar grave no país.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser “uma conquista histórica, que mostra que, com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”.

O que é o Mapa da Fome?

O Mapa da Fome é um indicador global elaborado pela FAO para identificar países onde mais de 2,5% da população enfrenta subalimentação grave, ou seja, vive em situação de insegurança alimentar crônica. Estar incluído nesse mapa significa que uma parte significativa da população não tem acesso regular a alimentos em quantidade suficiente para garantir uma vida saudável.

/Metrópoles

Você também pode gostar desses conteúdos

Câmara aprova projeto que amplia proteção à indústria nacional
Economia

Câmara aprova projeto que amplia proteção à indústria nacional

por Redação
20 de junho de 2026
Salários diminuem pobreza em 22 regiões metropolitanas
Economia

Salários diminuem pobreza em 22 regiões metropolitanas

por Redação
13 de junho de 2026
Elon Musk vira o primeiro trilionário da história da humanidade
Economia

Elon Musk vira o primeiro trilionário da história da humanidade

por Redação
12 de junho de 2026
STF pode barrar medidas do Congresso para aumentar gastos, diz Gilmar
Economia

STF pode barrar medidas do Congresso para aumentar gastos, diz Gilmar

por Redação
11 de junho de 2026
Governo envia ao Congresso projeto que reduz impostos de combustíveis
Economia

Governo regulamenta subsídio de R$ 1,12 por litro de diesel

por Redação
9 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Operação investiga emendas parlamentares e desvio de R$ 15 milhões

Operação investiga emendas parlamentares e desvio de R$ 15 milhões

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

21 de junho de 2026
Política

CBF confirma lesão muscular de Raphinha; saiba mais

20 de junho de 2026
Política

Senador garante recursos para obras que impulsionam São José da Laje

20 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.