Redação
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) revelou, nesta terça-feira (29), que um dos principais líderes da facção Comando Vermelho no estado se esconde no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, onde funciona a base estratégica do grupo criminoso no Brasil.
Figura conhecida no universo criminoso em Alagoas, Kayo Nascimento de Magalhães, que usa os apelidos de 99/Cabra/Rafinha, comanda o crime organizado especialmente de Maceió e Rio Largo nos últimos tempos. Ele tem diversos mandados de prisão em aberto.
“Ele é alagoano, tem o vulgo chamado ’99’. Está escondido no Rio de Janeiro. Temos a localização desse elemento. Os mandados de prisão dele já foram passados para as forças de segurança pública do Rio de Janeiro, que hoje sofre com um grande reduto de foragidos de outros estados, que vivem na segurança daqueles morros do RJ”, afirmou o secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro, em coletiva de imprensa.
“O líder da facção é um covarde, que fica homiziado no Rio de Janeiro e fica manipulando alguns dos elementos aqui. Que hoje tiveram resultado com a Polícia Militar e a Polícia Civil batendo na porta deles, fazendo a justiça ser cumprida, tirando da sociedade e os colocando onde merecem estar: no Sistema Prisional”, completou.
Na operação da hoje, denominada “Comando Vermelho 2”, o objetivo era cumprir 84 mandados judiciais, sendo 50 de prisão e 34 de busca e apreensão. Além de Kayo Nascimento, outros traficantes do CV em Alagoas, como José Emerson da Silva, o Nem Catenga, também estão no Alemão.
“Os líderes dessa facção que atuam em Alagoas não estão aqui. Eles residem de forma refugiada no Rio de Janeiro, porque não têm coragem de vir para cá, pois sabem que a SSP juntamente com o Ministério Público e o Poder Judiciário vão dar essa resposta”, finalizou Madeiro.