Da Redação
A advogada alagoana Isabelle Calumby foi vítima de ataques misóginos e de questionamentos da sua atuação profissional por parte de Antonino Cardozo de Carvalho, mais conhecido como Antonino da Coopaíba, em referência à Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários.
O acusado foi candidato a prefeito de Piaçabuçu em 2024 pelo PSB, mas não se elegeu. O ataque misógino aconteceu durante uma assembleia cooperativista realizada no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, com a presença de centenas de pessoas.
Antonino da Coopaíba era candidato à eleição para o conselho de administração da cooperativa e, na prestação de contas, interrompeu a apresentação e começou a ofender Isabelle Calumby, que estava apenas realizando seu trabalho.
“Alguém registra essas informações aí? Por favor, doutora, volte para o seu lugar. Inclusive registre que o advogado teve que corrigir a outra advogada. Uma correção de postura, inclusive. Doutora Isabelle Calumby, está apreensiva com alguma coisa?”, questionou o acusado em público.
O advogado Libio Rocha, que acompanhava o trabalho, saiu em defesa da colega de profissão e pediu o registro das ofensas em ata: “Gostaria que constasse na ata um desagravo público à minha colega advogada, que foi preterida pelo cooperado, que a chamou de incompetente e impostora”.
Com o vídeo se tornando público, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas (OAB-AL) emitiu nota de solidariedade a Isabelle Calumby, prometendo adotar as medidas cabíveis para o caso. Libio Rocha é membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
“A OAB Alagoas repudia com firmeza as manifestações desrespeitosas e misóginas sofridas por uma jovem advogada durante o legítimo exercício da profissão. É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda queiram silenciar, intimidar e deslegitimar mulheres jovens que ocupam seu espaço com coragem e competência”.
“Não aceitaremos que a violência de gênero continue sendo naturalizada no exercício da advocacia. Estaremos sempre ao lado da jovem advocacia, com ação, coragem e resistência. Informamos, por fim, que as medidas cabíveis já estão sendo aplicadas com a Diretoria de Prerrogativas”, informa a OAB.
Apesar de jovem, Isabelle Calumby é pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e atua na advocacia para cooperativas e segurados da previdência, sendo parte também do Conselho da Jovem Advocacia da OAB Alagoas.
“Fui desrespeitada pelo ex-presidente da cooperativa enquanto estava no exercício da minha profissão, exposta em diversos momentos na frente de mais ou menos 200 pessoas e de uma live com aproximadamente 600 pessoas, gravada a mando do próprio no Instagram da cooperativa em que ele é presidente e que tenho diversos clientes que são cooperados”, publicou a vítima em rede social aberta.
A reportagem não conseguiu contato com Antonino da Coopaíba, mas segue à disposição para ouvi-lo pelos contatos disponíveis neste site de notícias.
Veja