A Carajás Home Center foi reconhecida no Innovation Meeting Brasil Optimize Group 2025 pelo case de Migração da Infraestrutura Física para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), um marco estratégico na transformação digital da empresa. O prêmio foi entregue ao Gerente de Operações e Infraestrutura, João Carlos Ortiz Martinez, durante o evento realizado em São Paulo.
A transição para a OCI garantiu escalabilidade, segurança e alta performance, pilares fundamentais para sustentar o crescimento da Carajás e acelerar sua capacidade de inovar.
“A migração da infraestrutura física da Carajás, uma das maiores redes de varejo de material de construção do Brasil, para a Oracle Cloud Infrastructure foi um divisor de águas na jornada digital da empresa, garantindo escalabilidade, segurança e alta performance como pilares da nossa estratégia de crescimento e inovação”, afirma João Carlos Ortiz Martinez.
O projeto contou com a atuação direta de Alef Paulo, gerente de Sistemas da Informação e E-commerce; Fernando Thorpe, gerente de Infraestrutura e Suporte; Francisco Nunes, gerente de Inovações Digitais; e toda a equipe de tecnologia e infraestrutura da Carajás. Também teve o apoio de parceiros estratégicos que viabilizaram a operação, como: Accerte Tecnologia, Oracle (com destaque para os times de MySQL e Lift Services) e Valcann.
Com a nova infraestrutura em nuvem, a Carajás passou a oferecer respostas mais rápidas, maior disponibilidade dos sistemas e novas funcionalidades digitais para seus clientes, seja nas lojas físicas, no e-commerce ou nos canais de atendimento. Essa modernização possibilita criar experiências de compra mais fluidas e seguras, integrando estoques, ofertas e serviços em tempo real. Assim, o cliente encontra o que precisa com mais agilidade, conveniência e confiança.
Sobre a Carajás Home Center
Fundada em 2000 como uma pequena loja de material de construção em Maceió, a Carajás Home Center é líder no segmento no estado de Alagoas e reconhecida como um dos maiores e mais importantes centros de compras do Nordeste, sendo referência no varejo brasileiro. A rede ocupa a 6ª posição no ranking nacional das lojas de material de construção da Revista Anamaco. Com 14 unidades – sendo 12 lojas e dois centros de distribuição – a Carajás está presente também nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
/Assessoria