Redação
Acontece hoje (25), a eleição que marca a escolha do novo comandante da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O primeiro turno do processo consulta a comunidade universitária para a escolha dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) que irão gerir a instituição no quadriênio 2025-2029.
A votação acontecerá das 8h às 20h nos campi e unidades de Maceió e das 10h às 16h nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no interior do estado. A consulta ocorrerá em diversos pontos: no prédio-sede da Uncisal (Trapiche da Barra), no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e na Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal). No interior, a votação será realizada nos polos da UAB de Cajueiro, Maragogi, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela.
O reitor Henrique Costa, que vai para o oitavo ano à frente da Universidade, tenta se perpetuar no poder de qualquer forma. Como estratégia para essa eleição, Henrique usou a candidata Pollyanna Almeida dos Santos Abu Hana para encabeçar a chapa e entrar como vice-reitor, uma vez que um terceiro mandato de reitor é vedado por dispositivos legais da Universidade, porém, o entendimento sobre a presença do atual gestor como vice é vago.
Segundo a Comissão Eleitoral, poderão participar da eleição professores, técnicos e estudantes aptos a votar, mediante apresentação de documento oficial de identidade com foto e CPF. Entre os documentos válidos estão RG, CNH (física ou digital), passaporte, carteira de trabalho, carteiras de conselhos profissionais e documentos digitais oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional e o e-Título.