Valorizar a advocacia alagoana tem sido a principal missão do Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL). E trilhando esse caminho, o Sindav/AL participou da audiência pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil para atualização da Tabela de Honorários Advocatícios no Estado. A sessão aconteceu na Sala dos Conselhos, no prédio sede da OAB/AL, em Jacarecica.
Entre as sugestões apresentadas pelo Sindav/AL na audiência pública, e durante as reuniões do Grupo de Trabalho voltado para atualização da Tabela de Honorários Advocatícios, o presidente Elias Ferreira destacou as melhorias que podem ser feitas junto à advocacia por correspondência. “O Sindav/AL tem marcado presença de forma expressiva quando o assunto é valorização da advocacia alagoana. Protocolamos propostas que serão essenciais para o fortalecimento da categoria e a atualização da tabela é uma pauta fundamental para alcançarmos esse objetivo. Então, estamos em conjunto com a OAB para que a categoria tenha uma tabela condizente com o trabalho desempenhado, levando em consideração todos os aspectos sociais necessários”, afirmou o presidente do Sindav/AL.
A atualização da tabela está sendo construída de forma coletiva, participativa e transparente, com a Comissão de Honorários Advocatícios da OAB/AL recebendo as sugestões de comissões, sindicatos e associações. Jefferson Ramos, diretor especial de Relações na Regional do Agreste do Sindav/AL e presidente da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da OAB/AL, explicou que a próxima etapa será a disponibilização de um formulário voltado para advogados e advogadas. “O formulário consta algumas perguntas que vão traduzir o anseio e a necessidade de toda a classe. Com essas respostas, junto às sugestões que foram apresentadas pelas comissões, sindicatos e associações, faremos uma análise do material completo, e depois vamos encaminhar a proposta para avaliação e aprovação do Conselho Seccional”, afirmou o diretor especial do Sindav/AL.
A advocacia poderá colaborar com sugestões para atualização da Tabela de Honorários Advocatícios, até o dia 01/12/2025, acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJMtGm2RGIvQcY2XYx0zipXhg1xDVHpXw3rSjkJae0NLBo8w/viewform.
Flávio Farias, diretor financeiro do Sindav/AL e coordenador do Grupo de Trabalho de Atualização da Tabela de Honorários Advocatícios, falou sobre a importância do trabalho que está sendo feito, que vai trazer melhorias para a advocacia e para aos alagoanos. “A atualização da tabela de honorários era um clamor da advocacia, que fazia anos que não era atualizada. Isso é imprescindível para termos parâmetros de quais valores devemos cobrar no momento de orientar os nossos clientes e quanto a gente cobra, quanto deve ser cobrado. Esse trabalho está sendo excepcional, porque estamos fazendo essa atualização levando a sociedade alagoana em consideração, analisando aspectos regionais, e econômicos”, disse.
A nova tabela de Honorários Advocatícios deverá ser aprovada e aplicada no decorrer do ano de 2026.
/Assessoria















