Redação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Espólio, que investiga um esquema de fraude eleitoral envolvendo a transferência irregular de domicílio eleitoral para o município de Dois Riachos, no Sertão de Alagoas. A investigação aponta o uso de comprovantes de residência falsificados para viabilizar alistamentos irregulares.
O caso veio à tona após a prisão em flagrante de duas eleitoras que apresentaram boletos de energia adulterados no Cartório Eleitoral de Cacimbinhas. A partir desse episódio, a PF identificou um possível esquema estruturado para captar eleitores, falsificar documentos e transportar pessoas com o objetivo de realizar inscrições fraudulentas.
De acordo com a corporação, há indícios de participação de um servidor público, de um parlamentar do município e de familiares dele.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Boca da Mata e Dois Riachos, além de outras medidas cautelares autorizadas pela Justiça Eleitoral da 45ª Zona, sediada em Igaci.
A operação busca reforçar as provas sobre os crimes investigados, identificar os responsáveis e localizar outros possíveis envolvidos. Em nota, a Polícia Federal destacou o compromisso com “a integridade do processo eleitoral e com o combate a práticas ilícitas que atentem contra a democracia, a transparência e a vontade popular”.















