Com o compromisso de seguir fortalecendo a representação do setor, a diretoria eleita da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), gestão 2026-2030, tomou posse hoje, dia 3, em solenidade realizada na sede da entidade. A eleição aconteceu no dia 12 de maio, reconduzindo o empresário Adeildo Sotero para a presidência da Federação e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac Alagoas. A posse da nova diretoria foi promovida pelo Conselho de Representantes da Fecomércio AL e acompanhada por integrantes e conselheiros do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas.
Reconhecendo a importância do trabalho integrado dos diretores e conselheiros para o bom andamento de sua gestão, Sotero agradeceu a confiança. “Quero agradecer a este Conselho a confiança e a credibilidade que depositaram na minha pessoa na renovação deste mandato. Para mim, é uma grande satisfação e um responsabilidade muito grande, especialmente por se tratar da representação de um setor tão relevante para a economia alagoana quanto o comércio de bens, serviços e turismo. Foi uma luta grande para chegarmos à presidência desta casa, mas tudo foi possível pela união e pela confiança de cada um de vocês”, afirmou.
Destacando os avanços conquistados desde agosto de 2023, quando assumiu a casa, Sotero disse ter sido um período marcado por um amplo processo de reconstrução e modernização do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, com investimentos em reformas e melhorias estruturais. Atualmente, as oito unidades do Sesc no estado passam por obras ou intervenções, incluindo o Centro Educacional, quadras esportivas, salas e demais espaços de atendimento. Na Federação, também foram promovidas melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos. No Senac, a ampliação de convênios é um marco: de dois municípios atendidos para mais de 80.
O presidente destacou que os avanços obtidos são resultado de uma gestão pautada pela responsabilidade, transparência e planejamento, além da atuação conjunta dos diretores e gestores das instituições. Como reflexo desse trabalho, todos os projetos, reformas e investimentos apresentados aos conselhos do Sistema foram aprovados por unanimidade. Sotero também ressaltou a importância da participação dos conselheiros nas decisões estratégicas e afirmou que o ambiente organizacional se tornou mais integrado e colaborativo, contribuindo para o fortalecimento das ações desenvolvidas em benefício dos empresários, dos trabalhadores do comércio e da sociedade alagoana.
Empossado como primeiro vice-presidente da Fecomércio, José de Sousa Vieira, que recentemente foi reeleito para a presidência do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado de Alagoas (Sincadeal), agradeceu o apoio do grupo e de seus pares. “Quero agradecer aos diretores e a todos os empresários dos segmentos atacadista e distribuidor que deram o apoio incondicional para eu ser representante do segmento nessa importante entidade que faz um trabalho representativo em defesa do direito e dos segmentos econômicos do comércio de bens, de serviços e de turismo no estado de Alagoas”, afirmou.
Despedida
A solenidade desta quarta-feira também foi marcada por uma despedida: após 30 anos de atuação no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, o empresário Valdomiro Feitosa se despediu do grupo. No último mandato, Valdomiro ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Fecomércio. Foi presidente e vice-presidente do Sincadeal e conselheiro suplente da Acadeal. Atualmente, é conselheiro titular do Conselho Nacional do Senac, diretor administrativo do Sincofarma AL e suplente da diretoria do Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea).
Com 80 anos recém-completados, Feitosa decidiu, como diz, desacelerar um pouco; por isso não seguiu compondo a diretoria, mas seu recado foi claro: sempre defenderá o Comércio. “Passei por umas questões de saúde e o conselho dos médicos foi desacelerar. Mas quero dizer aos senhores o seguinte: eu posso não ser nada, agora, mas onde eu estiver, jamais vou deixar de defender, de reivindicar, de brigar, de fazer zoada na hora que precisar, a bem do Comércio. Tenho essa consciência de que vou sempre defender, enquanto eu puder e tiver força, o segmento do Comércio”, disse ao parabenizar a diretoria eleita e relembrar que 72% do PIB de Alagoas é gerado pelo setor.
Após homenagens dos diretores, que relembraram passagens da trajetória do ex-vice-presidente, a solenidade foi encerrada reforçando a união do grupo, dando uma mostra de como será a condução dos trabalhos nos próximos quatro anos.
Nova composição:
DIRETORIA
Presidente: Adeildo Sotero da Silva;
1º vice-presidente: José de Sousa Vieira;
2º vice-presidente: José Antônio Vieira;
3º vice-presidente: Eramir José de Souza Filho;
Diretor administrativo: Arthur Georges Guillou;
Diretor suplente administrativo: José Gilton Pereira
Diretor financeiro: Manoel Baia Siqueira Neto;
Diretor financeiro suplente: Aldo Nobre Oliveira
DIRETORIA (SUPLENTES)
Luiz Eduardo Bezerra da Silva
Walter Vasconcelos Torres Vieira
CONSELHO FISCAL (TITULARES)
José Carlos Medeiros Lins;
Gustavo Machado de Maya Gomes;
Cícero Galdino dos Santos.
CONSELHO FISCAL (SUPLENTES)
Gilis Anderson Soares Barros da Rocha
Douglas Mendes dos Santos
Almir Rogério da Silva
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DE REPRESENTANTE DA CNC
Titulares: Adeildo Sotero da Silva
Suplentes: José de Sousa Vieira e José Antônio Vieira
/Fecomércio AL














