Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
20 de julho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
20 de julho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Com 52,8% do total, mulheres são maioria do eleitorado brasileiro

20 de julho de 2026
0
Com 52,8% do total, mulheres são maioria do eleitorado brasileiro
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O eleitorado feminino segue como maioria dos brasileiros que devem ir às urnas em outubro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados nesta segunda-feira (20).

Ao todo, 83.877.126 mulheres estarão aptas a votar — número que corresponde a 52,84% do total nacional.

O crescimento foi de 1.503.962 eleitoras – 1,83% em relação às últimas eleições gerais, de 2022.

Este número, de quase 84 milhões, de eleitoras revela quem está com a situação regularizada e poderá comparecer às urnas no primeiro turno, 4 de outubro, e num eventual segundo turno, dia 30 do mesmo mês.

Já o eleitorado masculino passou de 74.044.065, em 2022, para 74.845.001, em 2026, crescimento de 800.936 eleitores, ou 1,08%.

Disputa pelo eleitorado feminino

Como as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, os pré-candidatos à Presidência da República intensificaram neste mês discursos voltados às eleitoras em entrevistas, eventos e publicações nas redes sociais.

O assunto ganhou força depois de uma crise entre Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência. A ex-primeira-dama divulgou vídeo em que relata ter sido desrespeitada pelo enteado em discussões políticas do PL.

A crise na família do ex-presidente Jair Bolsonaro refletiu entre os eleitores, segundo a pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (15). Levantamento mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial e Flávio com 28%.

Este mesmo estudo revela que 42% dos entrevistados tendem a concordar mais com a ex-primeira-dama no desentendimento com o enteado. Outros 18% concordam mais com Flávio.

Na quinta (16), o senador lançou o plano “Brasil por Elas”, conjunto de propostas voltadas ao público feminino, e afirmou que a defesa das mulheres é “uma pauta da direita”.

O presidente Lula defendeu recentemente o aumento da pena para o crime de feminicídio.

Neste terceiro mandato, o petista sancionou a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e iniciou o governo com número recorde de 11 ministras. Após as trocas ministeriais de abril de 2026, mulheres passaram a ocupar 8 pastas.

Ao longo da gestão, Lula foi cobrado por entidades de mulheres negras e juristas por não indicar uma mulher negra ao Supremo Tribunal Federal. No atual mandato, os três nomes escolhidos para vagas no Supremo foram homens.

Voto obrigatório

No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e optativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos.

A pessoa que faltar no dia do pleito tem as seguintes opções:

  • justificar a ausência no aplicativo e-Título no dia da eleição, sem necessidade de apresentar qualquer documento;
  • quem justificar, no prazo de até 60 dias após a data do pleito, não precisará pagar multa. Mas terá de preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral;

Passados 60 dias depois da data da eleição, uma multa será cobrada, por turno, para que o eleitor regularize sua situação na Justiça Eleitoral. O valor da punição vai ser definido pelo juiz eleitoral.

O TSE explica que a multa varia entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% do valor da base de cálculo, R$ 35,13. Esse valor pode ser aumentado em até dez vezes, com base na situação econômica do eleitor. Quem declarar estado de pobreza, ficará isento do pagamento.

O eleitor que deixar de votar nem justificar ausência em três eleições consecutivas — considerando cada turno uma eleição — fica proibido de obter o passaporte e a carteira de identidade, se inscrever em concurso ou prova para ocupar cargo e função pública, e também de ser empossado.

/G1

 

Você também pode gostar desses conteúdos

Flávio Bolsonaro admite cobrança a Vorcaro, mas nega crime
Política

Flávio Bolsonaro diz não confiar na PF e recusa escolta na campanha

por Redação
20 de julho de 2026
Prisão domiciliar de Bolsonaro acaba na quinta; decisão cabe a Moraes
Política

Advogados viram ponte entre Bolsonaro e PL após restrições de Moraes

por Redação
20 de julho de 2026
Após tentativa de perseguição, Rui Palmeira comprova legalidade em sua gestão
Política

Rui Palmeira protocola representação no Ministério da Previdência e pede apuração sobre mudanças no IPREV Maceió

por Redação
20 de julho de 2026
PF inicia hoje esquema de segurança para presidenciáveis; saiba como será
Política

PF inicia hoje esquema de segurança para presidenciáveis; saiba como será

por Redação
20 de julho de 2026
Moraes barra visita de Milei a Bolsonaro durante viagem ao Brasil
Política

Moraes barra visita de Milei a Bolsonaro durante viagem ao Brasil

por Redação
20 de julho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Com 52,8% do total, mulheres são maioria do eleitorado brasileiro

20 de julho de 2026
Cultura

Ponto e Pontão de Cultura Afro-Ameríndia Patacuri abre atividades com defesa de dissertação de Salete Bernardo

20 de julho de 2026
Sem categoria

Dia Mundial do Cérebro alerta para impacto da inflamação crônica sobre memória, concentração e desempenho cognitivo

20 de julho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.