Nesta terça-feira (07), profissionais que integram a Rede de Atendimento à criança em Alagoas, pesquisadores, especialistas, gestores e lideranças públicas se reuniram no auditório da Assembleia Legislativa de Alagoas para debater como as políticas municipais podem contribuir para a promoção do desenvolvimento da criança até os 06 anos, fase considerada como “primeira infância”. Além disso, os participantes assistiram a transmissão ao vivo do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado em Fortaleza, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Transmissão do Simpósio Internacional sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância integra programação da III Semana do Bebê. Foto: Max Monteiro
Transmissão do Simpósio Internacional sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância integra programação da III Semana do Bebê. Foto: Max Monteiro
Em Maceió, a transmissão do simpósio aconteceu em parceria com o Núcleo Ciência pela Primeira Infância, por meio do gabinete do deputado Rodrigo Cunha, e é uma das atividades integradas da III Semana do Bebê, que acontece até a próxima sexta-feira (10), com diversas ações nos equipamentos públicos.
Juliana Vergetti, articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos em Maceió, destaca o crescimento da Semana do Bebê, com uma maior adesão por parte da população, que vem participando das atividades realizadas pela Prefeitura de Maceió e diversos parceiros. Entre as ações estão rodas de diálogos e debates sobre os cuidados na primeira infância, vínculo afetivo, aleitamento materno e a importância em manter o cartão de vacina em dia.
Juliana Vergetti e o deputado Rodrigo Cunha. Foto: Max Monteiro
Juliana Vergetti e o deputado Rodrigo Cunha. Foto: Max Monteiro
“É importante destacar que a cada ano, a Semana do Bebê vem conquistando uma maior adesão em Maceió, com a participação da população, dos técnicos, parceiros e instituições, demonstrando assim, o fortalecimento da rede da primeira infância em Maceió, o compromisso e a união de todos para garantir os direitos da primeira infância”, afirmou Juliana.
Transmissão do evento
Prefeituras, universidades e organizações do terceiro setor de todo o país puderam se inscrever para transmitir ao vivo todo o conteúdo do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. Os cadastros para a transmissão no formato de Simpósios Satélites são gratuitos e foram feitos no site http://simposio.ncpi.org. O evento também foi transmitido ao vivo pelo site do simpósio e a população participou enviando perguntas para os palestrantes. O evento foi destinado a gestores e lideranças públicas das áreas de educação, saúde, assistência social, planejamento, cultura e outros segmentos voltados para a primeira infância.