17 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
17 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Segurança, saúde e educação continuam sendo prioridades, garante Renan Filho

12 de setembro de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O governador e candidato à reeleição pelo MDB, Renan Filho, garantiu nesta terça-feira (11), em entrevista concedida à TV Gazeta, que as áreas de segurança, saúde e educação vão continuar sendo as prioridades do Governo em seu segundo mandato. O governador também reafirmou a capacidade financeira do Estado para concluir e gerir os cinco novos hospitais que estão sendo erguidos em Alagoas, bem como se comprometeu com a realização de concursos públicos anuais para professores e policiais militares.

Renan Filho destacou que, hoje, Alagoas é um dos poucos estados brasileiros com condições de fazer investimentos e contratar pessoal, mantendo em dia os salários dos servidores. “Sem dúvida alguma, o Estado tem condições de fazer concursos públicos para a saúde. Alagoas hoje é um dos estados com a melhor gestão fiscal do país. Nós enfrentamos a crise com a cabeça erguida, com dedicação, com muito trabalho. Pagamos salários em dia quando outros estados sequer pagam, fizemos concursos públicos para a polícia, para a educação, chamei todas as reservas técnicas, inclusive da Uncisal, um exemplo da saúde. A Maternidade Santa Mônica está funcionando com profissionais chamados por concurso”, ressaltou o candidato à reeleição.

“Na saúde, nós vamos seguir alguns modelos. Tem lugar que é melhor você chamar a eficiência da iniciativa privada para aumentar a resolutividade. E tem lugar que você deve fazer concurso público. O que há de fato hoje em Alagoas é uma saúde financeira e fiscal que permite ao Estado ambicionar coisas muito maiores. Primeiro, concluir as obras. Em segundo, revolucionar a saúde com mais atendimentos e, em terceiro, investir mais em outras áreas e fazer concurso público para melhorar a estrutura de atendimento para a população”, explicou Renan Filho.

De acordo com o candidato à reeleição, o Programa de Governo para o segundo mandato prevê a realização de concursos para a educação e para a segurança pública todos os anos, permitindo a oxigenação do serviço público nessas áreas.

“Não falta professor para a rede pública. Isso também é coisa do passado. Fizemos um concurso recentemente e vamos chamar mais de 800 aprovados. Eu quero assumir aqui um compromisso. Se o povo alagoano nos permitir, nós vamos fazer todos os anos do próximo Governo um concurso público para professor, para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Aqui em Alagoas, era feito um concurso e voltavam a fazer concurso dez, doze anos depois. Isso cria gerações de servidores públicos muito distantes uma da outra. Inclusive, isso gera divisões dentro da Polícia ou dentro da escola. E a gente precisa fazer concursos, mesmo que menores, para garantir a oxigenação do serviço público e para garantir chances para quem não passou uma vez ter oportunidade para fazer de novo. Isso é mudança, isso é um novo olhar para o Governo do Estado”, avaliou o candidato à reeleição.

Renan Filho destacou o processo de ajuste fiscal e renegociação da dívida pública de Alagoas com a União como fatores decisivos para a elevação do nível de investimento do Estado em áreas primordiais como segurança, saúde e educação.

“Quando eu recebi o Estado, Alagoas era um dos cinco estados superendividados do país e o único pobre entre eles. A dívida representava 166% da nossa receita corrente líquida. Hoje ela está em 90%. Foi a maior redução de endividamento de um Estado no Brasil desde a redemocratização do país. Isso é muito representativo. Por isso que a gente tem a gestão fiscal mais elogiada do país, hoje, pelo Tesouro Nacional. Somos o único Estado que avançou na avaliação de risco. Quando eu recebi Alagoas, a avaliação de risco era conceito D. O Estado não podia tomar mais recursos emprestados, porque não tinha capacidade para pagar. Hoje, a classificação de risco é B, a segunda melhor avaliação do país. Tivemos a renegociação da dívida, que contou com a ajuda decisiva do senador Renan Calheiros, que foi um braço forte em Brasília. Isso permitiu que a gente ficasse dez meses sem pagar a dívida e alongou o período de pagamento para mais 20 anos. Isso significa um pagamento mensal muito menor para Alagoas e uma economia de R$ 400 milhões por ano”, recordou Renan Filho.

“As pessoas conversam comigo sobre o que nós vamos fazer adiante e temos muita coisa a fazer, por isso eu mantenho esses temas como prioritários. Segue sendo prioridade a saúde, para que a gente conclua as obras e coloque para funcionar. Segue como prioridade a segurança, mas é fato que hoje Alagoas é o Estado que mais reduz violência no Brasil e isso significa que nós temos que fazer mais Força Tarefa, mais Ronda no Bairro, novos concursos públicos. Segue como prioridade a educação. Alagoas teve o maior crescimento do Ideb entre todos os estados do Brasil. Isso é novo também, porque no passado a gente era conhecido como o Estado que tinha a pior educação do Brasil. Quando eu assumi, Alagoas era o 27º estado, o último em qualidade do nível médio. Nós subimos 11 posições. Somos o 16º. Alagoas foi o terceiro Estado do Brasil a atingir as metas do Ministério da Educação, com 83% dos municípios. Era difícil dizer que a gente ia tirar o Estado da última posição e colocar na ponta. Agora estamos no meio e vamos colocar na ponta”, afirmou o governador.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Vazamento de amônia é contido por Bombeiros em Santa Luzia do Norte 
Interior

Vazamento de amônia é contido por Bombeiros em Santa Luzia do Norte 

por Redação
15 de setembro de 2025
Interior

Polícia atua para identificar ossada humana encontrada em São Miguel dos Milagres

por Redação
10 de setembro de 2025
Interior

Polícia Civil prende em flagrante homem acusado por estupro de vulnerável

por Redação
9 de setembro de 2025
Interior

Governo de Alagoas anuncia R$ 32,4 milhões em investimento para educação e assina obras em quatro municípios

por Redação
8 de setembro de 2025
Interior

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Arapiraca

por Redação
5 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Incertezas econômicas e eleições afetam a confiança do empresário, aponta pesquisa

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

principal

Médico diz que Bolsonaro passará a noite no hospital em Brasília

16 de setembro de 2025
Sem categoria

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

16 de setembro de 2025
Sem categoria

Camada de ozônio deve ter recuperação total nas próximas décadas

16 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.