Renan Filho (MDB) garantiu reeleição para o governo de Alagoas. Com 81,48% das urnas apuradas, o candidato tem 791.816 votos (77,99%) e não pode ser mais alcançado por Josan Leite (PSL), que tem 10,47%. Renan Filho completou 39 anos, é casado com a administradora Renata Pires Calheiros e tem dois filhos.
Vale lembrar que o candidato reeleito pertence a uma tradicional família de políticos nordestinos. É filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ex-ministro e ex-presidente do Senado. Filiado ao MDB (na época, PMDB) desde 2003, Renan Filho foi prefeito de Murici (AL) de 2005 a 2010, quando renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Na Câmara foi vice-líder do PMDB.
Apesar da curta carreira política, Renan Filho foi eleito governador de Alagoas em 2014, no primeiro turno, com 52% dos votos válidos, derrotando o senador Benedito de Lira (PP).
Currículo
É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Políticas Públicas para a Primeira Infância na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA).
O governador reeleito emitiu uma nota para comentar sobre o assunto
Leia na íntegra
O alagoano reconheceu o trabalho que executamos na primeira gestão. Um projeto que mudou o Estado para melhor, que fez avançar a educação, que fez avançar a saúde pública, que melhorou a segurança e a nossa infraestrutura. Eu fui candidato à reeleição exatamente para fazer mais. Fomos o Estado que mais cresceu em qualidade da educação no Brasil, segundo o Ministério da Educação. Somos também o Estado que mais reduz a violência no país, somos o Estado que mais investe com recursos próprios em saúde pública. Pelo somatório dessas coisas, aliadas à duplicação de rodovias, aos avanços no Canal do Sertão, às escolas em tempo integral, sem dúvida alguma, vamos avançar mais no futuro. Amanhã, no meu aniversário, com essa confiança que o povo alagoano mais uma vez nos empenhou, vou acordar mais ainda mais dedicado a manter o Estado no caminho do desenvolvimento.
Redação, com AB