Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
23 de outubro de 2026
Folha de Alagoas
banner sesi
banner sesi
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
23 de outubro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Maior medalhista brasileira em mundiais, Érika Miranda anuncia fim da carreira no judô

30 de outubro de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Aos 31 anos, 12 deles defendendo a seleção principal de judô do Brasil, Érika Miranda decidiu encerrar sua carreira. Atual número 4 do mundo no peso meio-leve feminino (52kg) e maior medalhista do país em mundiais ao lado de Mayra Aguiar, Érika surpreendeu com o anúncio nesta quarta-feira. A atleta foi a única judoca do país a conquistar uma medalha no Mundial de Baku, no Azerbaijão, este ano, salvando o Brasil de passar em branco na competição. Ela será homenageada na sede de seu clube, a Sogipa, em Porto Alegre, nesta quarta.

– Hoje, com orgulho e emoção, venho despedir-me da minha carreira no Judô, esporte pelo qual vivi todos os dias com empenho, disciplina, profissionalismo e renúncias. Mas, sobretudo, com amor e paixão. Há momentos na vida que somos compelidos a tomar decisões importantes e esta, sem dúvida, é a mais difícil para mim – falou.

Sua última competição foi o Campeonato Mundial de Baku, disputado em setembro deste ano na capital do Azerbaijão, onde conquistou a medalha de bronze. O resultado a colocou ao lado de Mayra Aguiar como recordista do judô brasileiro em pódios mundiais com cinco medalhas. Érika foi prata no Mundial do Rio, em 2013, e bronze em todos os Mundiais seguintes: Chelyabinsk 2014, Astana 2015, Budapeste 2017 e Baku 2018.

Ela representou o Brasil em duas edições de Jogos Olímpicos: Londres 2012 e Rio 2016, onde disputou o bronze e terminou em quinto lugar, seu melhor resultado olímpico.

Ao longo desses anos, colecionou dezenas de medalhas em etapas de todos os níveis do Circuito Mundial, como Abertos, Copas do Mundo, Grand Prix, Grand Slam e World Masters, tornando-se uma das judocas mais consistentes do mundo. Ela chegou a liderar o ranking mundial por diversas vezes.

Érika dominou a categoria meio-leve a nível continental, conquistando 12 medalhas pan-americanas (Jogos e Campeonatos). Ela é tetracampeã pan-americana (2012, 2014, 2015 e 2016), além de ter sido campeã dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, e duas vezes prata, no Rio 2007 e em Guadalajara 2011.

– A Érika é uma das pioneiras na virada que transformou o judô feminino do Brasil nessa força que ele é hoje. Ela é a comandante dessa geração. Acredito que ainda tinha lenha para queimar, mas eu respeito e compreendo essa decisão de muita coragem, virtude que ela sempre demonstrou nos tatames defendendo o Brasil – comentou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

Além da Sogipa, Érika já defendeu SESI/Ceilândia, Academia Espaço Marques Guiness, Clube de Regatas do Flamengo, Instituto Reação e Minas Tênis Clube.

Confira o texto de Érika na íntegra no Facebook:

“Hoje com muito orgulho e emoção, venho comunicar o meu afastamento e me despedir da minha carreira no Judô, esporte pelo qual vivi todos os meus dias com muito empenho e disciplina, muitas renúncias, mas sobretudo, com muito amor e paixão. Há momentos na vida que somos compelidos a tomar decisões importantes e esta, sem dúvida, é a mais difícil para mim: deixar o Judô a fim de priorizar a minha saúde.

Sempre confiei no desígnios de Deus e Ele é o guia dos meus passos. Minha trajetória no Judô, com certeza, foi abençoada por Deus e sou imensamente grata por todas as alegrias e tristezas, todas as conquistas e fracassos que experimentei como judoca, reconhecendo esses momentos como fundamentais para a minha evolução e amadurecimento pessoal. É inenarrável o quanto aprendi com o Judô a ser disciplinada, a ser competitiva, a ser justa e a superar os meus limites. Por meio do Judô, vivenciei outras culturas, conheci outros países, experimentei o êxtase e a alegria de levar para casa inúmeras medalhas, mas também aprendi a aceitar com humildade a derrota e a reconhecer o merecimento do meu adversário. O Judô me transformou em inspiração para outros jovens, que passaram a ver no esporte uma esperança de dias melhores, e isso foi muito gratificante! Talvez foi a maior dádiva que recebi ao escolher a vida de judoca profissional.

Obrigada a todos os que tornaram esse sonho, essa jornada possível. Agradeço à minha família e aos amigos que dividiram comigo os sorrisos e me socorreram nas angústias, em especial à minha mãe, Maria Lúcia, que sempre foi um exemplo de força, resiliência e garra e vislumbrou no Judô, desde quando eu era uma criança, uma oportunidade de vida mais justa para mim e meus irmãos.

Obrigada a todos os meus treinadores que acreditaram em mim e no meu potencial e nunca me deixaram desistir da vida nos tatames. À SOGIPA, à CBJ, à MTC, ao Flamengo, ao Instituto Reação, à Academia Espaço Marques e ao SESI/Ceilândia, o meu sincero agradecimento por me acolherem e me propiciarem todo o suporte para que eu me tornasse uma atleta de alto rendimento, com vitórias e títulos importantes para o Brasil no Ranking Mundial. À SOGIPA, em especial, minha gratidão por ser o Clube que me fez acreditar que eu posso ser cada dia melhor e no qual tenho orgulho de ter encerrado a minha carreira. Aos atletas amigos e rivais no tatame, obrigada pela oportunidade de conhecer as suas histórias e partilhar a minha. Fiz nessa jornada alguns grandes amigos para toda a vida. Sei que por onde passei deixei um pouco do que sou, da minha essência e levo comigo um pouco de cada um de vocês. Muito obrigada!

Entendo que Deus agora tem outros propósitos para mim. Eu ainda os desconheço, mas confio, tenho fé que será para o meu bem. Se haverá o meu retorno um dia, aos tatames do Judô, só o tempo determinará. No momento, sigo em frente com humildade, muita gratidão e, sobretudo, com a certeza de que em cada treino, em cada luta, eu dei o melhor de mim!”

GE

Você também pode gostar desses conteúdos

Trânsito na parte baixa terá alterações para realização de corrida de rua no domingo (18)
Esporte

Trânsito na parte baixa terá alterações para realização de corrida de rua no domingo (18)

por Redação
16 de outubro de 2026
Luana Lins Dance Academy lança nova turma de dança voltada para alunos 40+
Esporte

Luana Lins Dance Academy lança nova turma de dança voltada para alunos 40+

por Redação
8 de outubro de 2026
Coliseu Extreme Fight revoluciona regras e reforça compromisso com a integridade dos lutadores
Esporte

Coliseu Extreme Fight revoluciona regras e reforça compromisso com a integridade dos lutadores

por Redação
2 de outubro de 2026
Liga Alagoana de Jiu-Jitsu realiza segunda etapa do circuito em homenagem a Ruan Wilson
Esporte

Liga Alagoana de Jiu-Jitsu realiza segunda etapa do circuito em homenagem a Ruan Wilson

por Redação
22 de setembro de 2026
“Fim do futebol”: Clubes reagem a possíveis restrições às bets
Esporte

“Fim do futebol”: Clubes reagem a possíveis restrições às bets

por Redação
18 de setembro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Vereadores criticam atuação da Semscs e cobram mudanças na pasta

Cinco primos de JHC dividem R$ 2,6 milhões na folha de Maceió e bateram no teto salarial 26 vezes

Cinco primos de JHC dividem R$ 2,6 milhões na folha de Maceió e bateram no teto salarial 26 vezes

9 de setembro de 2026
Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Presidente e governadores eleitos tomam posse em novas datas em 2027

23 de outubro de 2026
Geral

Caminhão-guincho danifica poste e deixa moradores sem energia na Cruz das Almas

23 de outubro de 2026
Saúde

Carreta do Ministério da Saúde oferece mamografias gratuitas em Maceió

23 de outubro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.