Um fato histórico está para ocorrer em Alagoas. No dia 10 de abril os trabalhadores do comércio poderão escolher o novo presidente do Sindicato da categoria. O fato é uma vitória da democracia, pois José Tadeu de Menezes Barros controlou a entidade classista por quase 30 anos. Pesa contra o gestor uma séria de acusações, que se transforam em ações na Justiça.
O Ministério Público do Trabalho acolheu uma denúncia da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas, que apontou diversas irregularidades na eleição para a direção da entidade classista em 2009, o que culminou com o afastamento de Tadeu e seu grupo político do Sindicato. Hoje os Comerciários é administrado por uma Junta Governativa.
Segundo a procuradora do MPT Adir de Abreu, foram verificados “irregularidades e desmandos cometidos pelo então presidente da entidade sindical na direção do processo eleitoral”, além da “falta de publicidade do prazo para inscrição das chapas”. Uma das principais ilegalidades apontadas foi a falsificação de diversas assinaturas na lista de votantes da eleição. A fraude foi confirmada por exame pericial determinado pela Justiça do Trabalho.
Revelações
A reportagem da Folha de Alagoas teve acesso a um informativo que destaca que “Chapas possuem patrões”. Nesse impresso está descrito que: “Os documentos são públicos e podem ser vistos no site da Receita Federal: as chapas 2 e 3 são compostas por patrões. Os integrantes possuem carteira assinada e empresas em seus nomes”.
Sobre a chapa 2, o nome de Flávio Alessandro Medeiros, que é candidato ao Conselho fiscal, é citado como proprietário da Pousada Aquarius. “Outros dois membros do Conselho fiscal, Daniela Freitas e Patrícia Omena também possuem suas empresas. Daniela é sócia da Madeireira do Brasil e Patrícia é dona da Umo Calçados e Acessórios Eireli”, destaca a publicação.
Em relação a chapa 3, o candidato a presidente, Clesivaldo Monteitro, é dono da Climattec Serviços e Comércio Ltda e Luciano Inácio, membro do Conselho Fiscal, proprietário da Keetos Instrumentos Musicais, localizada em Aracajú. A Folha apurou todos as informações na Receita
Federal através do Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral de todas as empresas e as informações conferem.
Ligação com Tadeu
A Chapa 2 através de sua rede social de campanha denunciou a ligação dos advogados da Chapa 3 com o ex-presidente acusado de cometer uma série de ilícitos, José Tadeu de Menezes Barros. A publicação do facebook diz o seguinte: “[…] pessoas ligadas à antiga gestão se chamando de renovação […]”. Já que os advogados da Chapa 3 receberam de José Tadeu, em 15 de agosto, uma procuração em nome de ambos, Juliano Rodrigo de Almeida e Wellington de Abreu Pereira.
Mas além de denunciar a Chapa 3, a Chapa 2 incorreu no mesmo erro, pois possuí um escritório que presta serviços representado pelo advogado João Onuki, que recebeu em 10 de setembro de 2013 uma procuração do mesmo ex-presidente do Sindicato dos Comerciários, José Tadeu.
O pleito na prática
A eleição terá urnas fixas em diversos estabelecimentos. Vários bairros serão contemplados para que o processo aconteça com a maior celeridade e transparência possível, segundo a Comissão eleitoral. Para exercer o poder do voto basta o trabalhador apresentar um documento oficial com foto e a Carteira de Trabalho. Conheça os locais de votação:
Empresas
Atacadão, Casa Vieira, Gbarbosa, Bompreço, Sam’s Clube, Leroy Merlin, MixFarma, Objetiva, Verdes Mares, Palato, Paragominas, Cesta de Alimentos, Ponto Certo, Preço Bom, Tupan e Unicompra.
Shoppings
Maceió Shopping, Shopping Pátio e Parque Shopping.
Benedito Bentes
Paróquia de Maximiliano Kolbe, Av. Norma Pimentel Costa, nº 324.
Centro
Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, na Rua Doutor Pontes Miranda, nº 60, antiga Praça Monte Pio.
Jacintinho
Paróquia Nossa Senhora das Dores, Rua Pastor Euríco Calheiros, nº 37.
Jornal Folha de Alagoas