15 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
15 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Alagoas é um dos poucos estados a não oferecer a PrEP, que previne o HIV

29 de abril de 2019
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Guilherme Carvalho Filho – Repórter

Já imaginou tomar um comprimido por dia e diminuir de maneira significativa, chegando quase à zero, se utilizado da forma correta, as chances de contrair o HIV em caso de uma exposição de risco?

É basicamente assim que funciona o método de prevenção ao HIV oferecido pelo Ministério da Saúde. Entretanto, Alagoas é um dos poucos Estados do Brasil que ainda não oferece a PrEP, como é chamada Profilaxia Pré-Exposição.

A capital alagoana, conforme apurou a reportagem da Folha de Alagoas, foi a única cidade do estado a conseguir a habilitação para oferecer esse novo procedimento, mas o serviço ainda não está sendo disponibilizado à população. O universitário Lucas da Silva, de 23 anos, esteve no Pan Salgadinho, mas saiu frustrado ao receber a notícia que Maceió ainda não ofertava o método.

A falta de profissionais, de acordo com Géssyka Cavalcante de Melo, coordenadora do bloco I, do Pan Salgadinho, era o motivo. Mas, a enfermeira garante que foram contratados dois médicos, sendo um clínico geral e um infectologista, para dar início ao tratamento para quem precisa.

“A nossa meta era iniciar a distribuição da PrEP no ano passado, mas uma de nossas médicas pediu exoneração e ficamos sem recursos humanos. Entrei em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conseguimos a contratação de dois médicos, que darão suporte tanto aos pacientes com HIV, quanto a quem vai começar a PrEP”, disse a enfermeira.

A coordenadora do bloco I acredita que, até a o final de maio, o serviço estará disponível ao público alvo, dentre eles são homens que fazem sexo com homens, pessoas sem parceiro fixo e alheias ao uso do preservativo, profissionais do sexo, usuários de drogas e casais sorodiscordantes (um dos parceiros é soropositivo e o outro, não). “Conversamos com o Governo do Estado e já solicitamos a medicação de volta”, reforçou.

A enfermeira creditou ainda a morosidade para oferecer a PrEP devido a grande demanda que o bloco I tem. “Atendemos pacientes de todo o Estado. O Hospital Universitário retomou o atendimento a pessoas com HIV recentemente, e o Helvio Auto só recebe casos específicos. Então, estamos sobrecarregados”.

Conforme o Ministério da Saúde, para aderir à prevenção, será preciso passar por uma avaliação feita por profissionais de saúde sobre a vulnerabilidade do paciente, que vai considerar comportamento sexual e outros contextos de vida. Para que tenha efeito, a PrEP precisa ser de uso contínuo, ou seja, o medicamento deve ser tomado todos os dias.

Para a enfermeira Géssyka Melo, há um reforço necessário a ser feito, mesmo utilizando a PrEP: a utilização do preservativo nas relações sexuais. “Só a camisinha previne das outras infecções sexualmente transmissíveis – como a sífilis e gonorreia. além de evitar a gravidez. Por essa razão é importante o uso dela”, defende a coordenadora do bloco I.

PEPXPREP

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

“A maneira mais segura ainda de se combater o HIV e as outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) é utilizando o preservativo”, completou o infectologista Fernando Maia.

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Segundo o infectologista Fernando Maia, ela é indicada para as pessoas que podem ter tido contato com o vírus em alguma situação, como: violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente de trabalho, com instrumentos perfurocortantes.

Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas. O especialista adverte que a PEP não deve ser substituída pela camisinha. Segundo ele, o uso de preservativos masculinos e femininos é ainda a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV. “Jamais deixe de utilizar camisinha e se proteger em toda relação sexual”, reforçou.

 

Você também pode gostar desses conteúdos

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula
Política

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

por Redação
12 de julho de 2025
Avenida Fernandes Lima pode ter o nome mudado por questões históricas
Geral

DPE vai à Justiça para que Braskem pague pela desvalorização imobiliária

por Redação
10 de julho de 2025
Tia de JHC, procuradora do MP processa advogada após receber críticas
Geral

Tia de JHC, procuradora do MP processa advogada após receber críticas

por Redação
10 de julho de 2025
MPF apura falhas em cirurgias oftalmológicas no HU, em Maceió
Geral

MPF apura falhas em cirurgias oftalmológicas no HU, em Maceió

por Redação
10 de julho de 2025
JHC termina o primeiro mandato com 67% das promessas cumpridas
Política

JHC teria fechado acordo para não ser candidato em 2026, diz jornalista

por Redação
9 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Mercados e feiras funcionam em horário especial nesta quarta

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

12 de julho de 2025
Avenida Fernandes Lima pode ter o nome mudado por questões históricas

DPE vai à Justiça para que Braskem pague pela desvalorização imobiliária

10 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião

14 de julho de 2025
Sem categoria

Membro de facção envolvido no Caso Maria Alice morre em operação

14 de julho de 2025
Economia

Governo Federal divulga tabela com todos os carros que terão IPI zero; confira

14 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.