Da Redação
Estrutura organizacional, dados das despesas e receitas, processos licitatórios e dados de acompanhamento de obras, são alguns dos quesitos avaliados pela Controladoria Geral da União, em um levantamento realizado nos 665 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.
Através da nova Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, a metodologia avaliou não só a transparência passiva, mas também a ativa, que são os dados divulgados no Portal da Transparência.
A Gestão Municipal de Delmiro Gouveia alcançou nota 9,35 ficando acima de todas as médias nacionais e ocupando a 5ª posição nos municípios da região Nordeste. Em Alagoas, Delmiro assume a 2ª posição, ficando atrás, apenas, da capital, Maceió.
O Prefeito Padre Eraldo, comemorou a divulgação do ranking e destacou as medidas que foram implantadas em todas as Secretarias Municipais.
“Transparência com o dinheiro público e o uso eficiente dos recursos, são diretrizes e valores importantes que carrego e designo para toda a gestão municipal. A avaliação da Controladoria Geral da União, confirmando Delmiro como a 5ª Gestão mais transparente do Nordeste, confirma que a administração municipal segue nos trilhos do avanço e desenvolvimento. No ranking nacional ficamos à frente de capitais importantes, como Porto Alegre, Aracajú e São Paulo.
A chancela da avaliação da transparência, emitida pela CGU, também derruba os diversos factóides que, de forma irresponsável, tentaram manchar o trabalho desenvolvido por todos os servidores que, diariamente, em suas secretarias, buscam oferecer o melhor serviço à população delmirense.”
Na avaliação nacional, entre os 655 municípios brasileiros, Delmiro Gouveia assume a 36ª posição.
Crescimento econômico
Os dados divulgados pela Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que Delmiro Gouveia está na contramão da crise e avança na geração de empregos.
O mercado formal no Brasil apresentou saldo negativo, em março, onde foram fechadas 43.196 vagas de emprego, sendo o pior mês de março dos últimos 2 anos segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Alagoas, com queda de 2,79%, ficou entre os estados que apresentaram os maiores saldos negativos, com um total acumulado de -4,82% em 2019.
Porém, a realidade em Delmiro Gouveia, confirmada pelo Ministério da Economia é bem diferente. No mês de março houve um crescimento de 0,9% nas vagas geradas, e um crescimento acumulado em 2019 de 0,14%.
Ainda segundo os dados, o Comércio e a Construção Civil, foram os setores que mais empregaram em março.
O Prefeito Padre Eraldo comemorou os números e ressaltou que os avanços estão chegando à quem mais precisa.
“Neste momento de turbulência, gerado por um grupo que está indo contra a vontade e os anseios da população mais carente, estes dados divulgados pelo Ministério da Economia confirmam os avanços que estão acontecendo em Delmiro Gouveia. Na Construção Civil, setor que apresentou um crescimento de 51% em março e um crescimento acumulado em 2019 de 86%, as frentes de trabalho estão acontecendo nas obras que, antigamente, estavam abandonadas. Creche da Barragem Leste, as quadras esportivas, a rede de abastecimento de água para os povoados são exemplos de ações que estão sendo realizadas e melhorando a vida da população. No comércio, reabrimos o Pólo de Confecções e novas empresas já estão se instalando na cidade, como as Lojas Americanas e, em breve, as Casas Bahia. Além disso, com o desenvolvimento do turismo, novos hotéis abriram as portas recentemente.
Na Agricultura, também há novas oportunidades com o incentivo e acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, que transformou nos últimos 2 anos a realidade dos pequenos e médios produtores rurais.
De forma coerente e sustentável, estamos realizando as mudanças necessárias para a população que mais precisa das ações do poder público.”
VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO – NAS BANCAS