O ranking da ATP tem um novo líder! Rafael Nadal ultrapassou Novak Djokovic e assumiu o topo da tabela mundial de tênis nesta segunda-feira. Mas a disputa está longe de estar encerrada nesta temporada. O espanhol hoje tem 9.585 pontos, 640 a mais que Djokovic, e vai tentar manter a primeira colocação depois do ATP Finals, último torneio de primeiro nível com pontuação no ano.
Para recuperar a liderança do ranking no ATP Finals, Djokovic precisa torcer contra Rafael Nadal. Primeiramente, o espanhol precisa se recuperar da lesão, que fez ele desistir antes da semifinal do Masters 1000 de Paris. Caso consiga jogar o torneio que encerra a temporada, ele tem que perder pelo menos um jogo no torneio e Djoko tem que ser campeão.
Se Nadal não participar da competição, o vice-campeonato basta a Djokovic para ele retomar o topo. Cada vitória no ATP Finals vale 200 pontos na fase de grupos, a vitória na semifinal dá 400, e vencer a final, 500.
O suíço Roger Federer ocupa a terceira colocação da tabela nesta momento, mas muito atrás dos dois grande rivais. Ele tem apenas 6.190 pontos conquistados no circuito.
Entre os brasileiros, quem teve ascensão meteórica foi Thiago Wild. Ele venceu o Challenger de Guayaquil, entrou no top 250 do ranking mundial e está entre os elegíveis para o Australian Open de 2020. Aos 19 anos, Wild é o quinto melhor sub20 do tênis mundial.
GE