Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
24 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
24 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Saúde destina 105 leitos de UTI para atender casos graves da Covid-19 em AL

16 de março de 2020
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Mesmo com apenas um caso confirmado de Covid-19 em Alagoas, o Governo do Estado está trabalhando na adoção de medidas preventivas para enfrentamento de um possível aumento de casos da doença. Além de elaborar um Plano Estadual de Contingência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contratualizou 105 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente a atender pacientes infectados pelo novo coronavírus e que apresentem estado de saúde grave.

Os novos leitos irão funcionar em Maceió e no interior, contemplando a I e II Macrorregiões de Saúde, respectivamente.Em Maceió, que atende alagoanos de 56 municípios dos Litorais Norte e Sul, do Vale do Mundaú e Zona da Mata, são 99 leitos, sendo 24 no Hospital Universitário (HU); 24 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); 21 no Hospital Sanatório; 20 no Hospital Veredas; e 10 na Med Radius. Já em Arapiraca, referência para o atendimento de moradores de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, serão seis leitos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

O anúncio da contratualização dos novos leitos ocorreu na sexta-feira (13) e, segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, representa mais uma ação para assegurar assistência qualificada aos alagoanos que venham a contrair a Covid-19, classificada como pandemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Estamos nos antevendo e atuando de forma preventiva, estruturando a nossa rede de assistência, além de investirmos nas ações de vigilância e prevenção, que estão em execução desde a notificação dos primeiros casos suspeitos de Coronavírus no Brasil”, salientou.

Alexandre Ayres ressaltou, no entanto, que as pessoas com sintomas da Covid-19 e que tiveram contato com alguém doente ou que estiveram em viagem aos países onde já há circulação do vírus, devem procurar um serviço de saúde mais próximo de suas residências. Caso o paciente apresente complicações, ele será encaminhado para internação e, se necessário, ficará em um dos 105 leitos de UTI contratualizados. Entretanto, se o estado de saúde for estável, ele será monitorado em seu domicílio, por meio dos técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau.

Prevenção – Quanto à prevenção, Alexandre Ayres orientou que cada alagoano deve higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, sempre que necessário, principalmente antes de consumir algum alimento, após tossir ou espirrar. Também é importante utilizar lenço descartável para a higiene nasal, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizando a dobra do braço, além de evitar tocar com as mãos mucosas de olhos, nariz e boca.

“Também não se deve compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e evitar contato próximo de pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória. É importante, ainda, não frequentar locais com aglomerações e ambientes fechados”, recomendou o gestor da saúde estadual.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Governo publica banco para reunir dados de celulares roubados
Sem categoria

Governo publica banco para reunir dados de celulares roubados

por Redação
24 de junho de 2026
São João Massayó 2026 começa nesta segunda (22); confira a programação completa
Sem categoria

Confira a programação do segundo dia do São João Massayó 2026

por Redação
23 de junho de 2026
Turismo internacional em Alagoas cresce 105% nos primeiros cinco meses de 2026
Sem categoria

Turismo internacional em Alagoas cresce 105% nos primeiros cinco meses de 2026

por Redação
23 de junho de 2026
Homem é conduzido à Central de Flagrantes por furto de celular em colégio de Maceió
Sem categoria

Mulher é presa após aplicar golpe de R$ 25 mil na venda de apartamento no Benedito Bentes

por Redação
23 de junho de 2026
Prefeitura de Maceió decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (5), aniversário da capital
Sem categoria

Prefeitura de Maceió decreta ponto facultativo e antecipa feriado de Floriano Peixoto

por Redação
23 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Coronavírus: Serjal solicita ao TJ adoção de teletrabalho

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Governo publica banco para reunir dados de celulares roubados

24 de junho de 2026
Política

Proposta na Câmara limita cobrança de taxas extras em corridas de rua

24 de junho de 2026
Geral

STF retoma julgamento sobre uberização

24 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.